Cena escura com Sistema Daylight

Por: Rogério Machado  

Em: 24/04/2008 08:59

Antes de me "apedrejarem" talvez pelo teor da pergunta, mas como aqui é o espaço para fazerem sua dúvidas, fico no direito de expor as minhas. A dúvida é no que quando utilizo o Systema Dayligh com Mr Sun e Mr Sky e como de praxe o shader Mr Physical Sky em Environment; utilizando um valor do Multiplier baixo (0,01) -como na cena de estudo daqui do Sítio), a minha cena fica totalmente escura. (Sem fazer uso do Exposure Control) Já na cena de Estudo pode-se a iluminação fica normal e ao aumentar o valor do Multiplier não afeta os objetos da cena e só aparecerão tais resultados quando fazer o Render. Mas na minha cena para que os objetos de cenas "não fiquem totalmente pretos" tenho que aumentar o valor do Multiplier do MR Sun que consequentemente afeta os objetos e estourando a cena dependendo do valor (ratificando sem usar o Exposure control). Se alguém puder sanar esta minha dúvida ficarei grato. Obrigado. Ps. Utilizei o termo "apedrejarem" pois os últimas dúvidas que expus não tive uma boa receptividade, ao contrário de algumas que anos anteriores fazia e quem as respondia era o André, sempre bem atencioso e paciente com as indagações feitas.
qual o max que tu usa mesmo?
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Rogério, Vc configurou alguma unidade na sua maquete? Marco.
Marco.
MAx 9 e assim como na cena de Estudo daqui do site está configurado em System Units Setup > System Units Scale: meter e em Display Units> Generic Units. Mas já fiz com o System Scale em inches e em Display Units em Generic Units - e a cena ficou escura.
Ola pessoal da 3d1...bom dia a todos!! :) Rogério Machado: ai cara!! tudo bem?;) poxa! sinceramente PEÇO-LHE DESCULPAS MEU AMIGO HUMILDEMENTE SE ALGUEM FALTOU COM ATENÇÃO PARA COM A SUA PESSOA.VOCE E UM ÓTIMO LEITOR E MUITO DEDICADO E PEÇO DESCULPAS PELA MINHA PESSOA E PELA FAMILIA 3D1 SE ALGUEM POR ALGUMA SITUAÇÃO QUE FOR NÃO LHE TRATOU MUITO BEM. Gostaria meu amigo de dar-lhe as BOAS VINDAS A FAMILIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE COM A GENTE E QUE GOSTE MUITO.Sobre a sua pergunta não se preocupe que vc esta certíssimo em perguntar... ;) Acho que tem algo estranho na sua cena quanto ao fato da mesma estar toda escura.Quando não se usa o "Exposure logarithmic control" e normal que se usa os valores de mr sun e mr sun em torno mesmo de 0,01 a 0,03 dependendo da cena também.Mas realmente e estranho o fato dela estar toda escura; faz um teste habilitando o "Exposure logarithmic control" e habilita a opção "exterior daylight" na aba de "environment" mesmo e renderiza pra ver.E claro que agora tera que aumentar o multiplier da sua mr sun pra algo em torno de 1,0 ou 0,9 pra baixo.Abraços e testa ai...vlws! :D "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Danilo_icf: Obrigado pelas palavras e farei uns testes aqui com o Exposure Control. O fato da cena ficar escura é "estranho" pois na cena de estudo Mental Ray Physical Sky com nuvens início, cololo a dayligh, com MR Sun e MR Sky e..., não tem problema algum...a cena fica clara...e mesmo aumentando os valores do Multiplier a "iluminação" não afeta os objetos da cena...Bem talvez seu algum problema aqui no meu 3D. Fazer o quê né...vou tentar com o Exposure Control.
Ai Rogério, eu não acredito que o pessoal aqui do fórum não foram receptivos as suas perguntas, porque todo mundo aqui responde por prazer, com a única intensão de ajudar o próximo. A maioria que responde é pra retribuir tudo que já aprendeu aqui, como eu. Sempre que sobra um tempo eu venho aqui responder, porque só depois que conheci esse site e comprei o CD do Mental Ray que minhas imagens deram um salto de qualidade. Hoje eu ganho bem mais do que eu ganhava antes por causa do site, então venho retribuir respondendo os mais novatos. A sua dúvida é muito simples, é só teclar CTRL+L na viewport ativa, pra não mostrar a iluminação das luzes da cena e ficar com as luzes de serviço. O que interessa é a iluminação no Render, na viewport é só um preview e de baixíssima qualidade. Então, na viewport vc trabalha com as luzes de serviço teclando CTRL+L pra não atrapalhar com a iluminação das luzes da cena. Quando usa muitas luzes em cenas internas fica tudo branco se não fizer isso. Se trabalhar com o Daylight usando Exposure, que eu não aconselho, também vai ficar tudo branco se não teclar CTRL+L. Então, é normal isso ai, o que importa é no render.
Supermax: As palavras que eu inciei o post podem ter soado uma pouco "asperas", mas como muitas dúvidas que tive e que posteriormente se tornarão soluções em meus projetos foram resolvidas aqui no Forum da Tresd1. Na verdade usei o termo para me "blindar" pois sou Arquiteto e não posso me dedicar exclusivamente a apenas um Software e algumas duvidas para podem parecem digamos "bobas"; e que talvez não fosse de relevancia a ser considerada. Reitero com você, que o este site vem contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de muitas pessoas, sei que todo muito é receptivo que está pronto para contribuir para solucionar e ajudar o próximo. Assim como fiz algumas vezes. Mas muito obrigado pela solução Supermax.

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 258

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.