excluir obj do reflexo no MR??

Por: panadesmax  

Em: 25/04/2008 17:15

Olá amigos, A maior parte do meu trabalho provém de vinhetas para TV, e quando o assunto é vinheta, provavelmente precisamos de algumas "gambiarras 3D" (vamos chamar assim) pra se chegar a um resultado. Pergunta 1- Quando trabalhamos com Scanline padrão, temos a opção de excluir um objeto de um determinado material que possua raytrace, naquele "exclude" do material. Há alguma forma de conseguir isso usando Mental Ray? Pergunta 2- Quando trabalhamos com Scanline padrão, temos a opção de animar a visibilidade do objeto pela trilha de visibility, dando valores de 1 e 0 pro objeto. Gostaria de saber se há algum meio de se obter isso com o Mental Ray. Agradeço desde já a todos!
Ai Panades, o mental ray é próprio para vídeo e cinema, agora que estão usando em maquete, antes era só em vídeo e cinema. E ele aceita praticamente tudo do max, pra excluir um objeto da reflexão do material raytrace é só colocar ele lá no exclude dele, funciona igual no scanline. Mas tem muitas outras opções, dá pra desligar o visible to reflection no properties, é tudo recurso padrão do max que o mental ray aceita. Dá pra fazer com coisas dele também tipo o shader transmat, que deixa um recurso invisível
É isso ai que o Supermax disse, funciona normalmente com o Mental Ray igual funciona com o Scanline. Se estiver com um material ou mapa raytrace, é só excluir nele que vai funcionar
Múcio
Supermax e Mucio, vocês sempre estão marcando em cima nas respostas, muito obrigado. No entanto fiz um teste, em uma esfera animada na posição de 1 a 100 frames, animei também do 20 ao 50 o visibility track, até aí tudo certo. O objeto fica com a transparencia gradiente do 20 ao 50. Porém se eu aplico algum material tanto Mental ray, quanto standard do max, a transparencia gradiente não acontece. o objeto simplesmente desaparece no frame 50. Era isso que eu queria saber. Valeu!
Ai Panades, nem reparei na outra pergunta e só respondi a do reflexo. O visibility funciona da mesma forma também, só que depende do material. Porque o scanline não é fisicamente correto e o mental ray é. material transparente que tem reflexo não some igual um material sem reflexo, porque fica o reflexo ainda. só some quando fica totalmente transparente, se tiver 1% de transparência ele aparece bastante porque reflete, é vidro não é só transparente. tem que animar o reflexo também pra sumir suave
Múcio
Nossa é trabalhoso! Mas pensei uma outra forma que talvez seja boa também. Criei um material Blend, no primeiro coloquei o material complicado com reflexo e tal e no outro coloquei um Mental ray com transparency base, com cor totalmente branca no surface, e transmat no slot do shadow. Animei o mix amouont e deu certo. (aparentemente) A única coisa é que com MR area shadows, ficou flickando um pouco. Mas vou tentar melhorar isso. Valeu pessoal, valeu Mucio, valeu supermax, qualquer outra ideia postem aqui!
Ai cara, compondo com shader sempre é a melhor opção, mas ai precisa de bom conhecimento no render. se vc fez a composição e deu certo, é a melhor opção com certeza o negócio da mr shadows é porque vc usou a MR Shadow Map? Não usa essa sombra não, com o mental ray usa só a sombra raytrace shadows, é melhor que a MR shadow map, mais rápida e aceita mais efeitos do que ela. Se quer sombra suave no mr use luzes area, quanto maior a área mais suave fica a sombra como é na realidade. Ai não vai flicar nada e vai ficar com mais qualidade Eu acho que o cd do mental ray da 3d1 ia te ajudar bem
Eu tenho este cd, eu vi o tuto das area light e mudei o sampleamento das luzer e aumentei o FG, parou de flickar. É que mesmo com o cd, na pratica a coisa muda um pouco e encontramos situações que requerem mesmo um "feeling" e um pouco de prática também. Só nao entendi direito com relação ao exclude do reflexo. Talvez cada shader seja em um lugar diferente eu acho! Eu já estava usando as raytraced shadow mesmo, são de melhor qualidade com certeza.
Então Panades, vc falou de excluir do reflexo usando o material raytrace padrão do max. Ele tem o exclude e funciona igual no scanline, é só excluir que o objeto não aparece no reflexo. Usando shaders do mental ray não tem esse recurso de exclude. Ai tem que usar as outras opções, tipo desabilitar o reflexo do objeto no properties
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 356

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.