Dúvida, Mental Ray e composição

Por: merkel  

Em: 01/05/2008 00:20

Pessoal, preciso da seguinte informação. Estava pensando na seguinte possibilidade de render com o mental ray pra uma animação. 1º. Renderizar inicialmente, apenas o cenário. 2º. Renderizar apenas o personagem e suas ações separadas. 3º. Juntar com pós-produção. Minha dúvida é em relação as sombras do personagem, pois como ele sera renderizado separado do cenário, ele não geraria sombra no chão. Existe uma maneira de renderizar o personagem com a sombra?
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
Eu costumo fazer o mesmo processo. E para a sombra tem 2 alternativas, uma eu apenas oculto o personagem para a camera e aplico um plane branco no chão, ou uso o proprio chão do cenário se for um caso mais especifico (irregularidades...) e renderizo isso pra aplicar a sombra com modo de mistura depois. Pra não passar trabalho fazendo ajustes eu uso o render elements habilitando a sombra e o gi. A segunda alternativa é praticamente igual... mas se vc perceber um chão colorido vai interferir na cor do gi, então nesse caso se usa o chão na integra ao inves do branco, o resto é o mesmo.
Valeu mesmo Tiago! Respondida 100% da minha dúvida!
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
Ai Merkel, vc viu o tut de render elements que tem aqui no site? Com isso dá pra renderizar cada coisa separado pra poder ajustar depois na composição. Se quiser trocar uma cor, deixar uma sombra mais clara ou dar mais constraste só no reflexo, vc faz fácil. Gasta um bom espaço de HD pra guardar a sequência de imagens de todos os elementos, mas é o jeito que te dá mais controle depois na composição pra não ter que renderizar tudo de novo se der algum problema. Se vc não quiser fazer isso e quiser renderizar tudo junto, só tirando o personagem. Ele vai participar do cálculo da cena e vai estar na cena. Vc só vai clicar nele com o botão direito, entrar no properties e marcar a opção visible to camera. Ai ele cria sombra no piso, cria GI, mas não aparece na cena. Depois vc faz o render ao contrário, liga o personagem e desliga o piso, ai o personagem vai receber o GI do piso, mas o piso não aparece no render
Múcio
O render elements é maravilhoso realmente, a gente sabe. O único problema que vejo no render elements do max é que se, por ex, vc renderizar tudo junto e quiser ajustar o gi do personagem... não vai dar pois o elements do gi vai ter o gi do cenário e do personagem junto. Renderizando cenário e personagem em separado vc tem muito mais controle, sem falar na economia de render como no caso onde a câmera nao se move, vc renderiza o cenário apenas 1 vez. O maya se não me engano renderiza o elements com tudo separado por layers. Assim o gi do cenário ficaria em uma layer e o personagem em outro, podendo então fazer o render inteiro sem estres.
Então Tiagão, se ele quiser também dá pra fazer esse esquema de renderizar separado e ainda com elements. Ai vai dar pra controlar o GI de cada coisa separado. ;)
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 514

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.