Opiniões para meu 1º projeto

Por: Azazel  

Em: 05/05/2008 11:29

Olá Pessoal! A tempos venho estudando o programa e sempre entrando aqui no site. Agora que peguei um pouco de experiencia, resolvi colocar um trabalho aqui para vocês darem uma olhada e tecer sugestões. Bom, o projto é o seguinte: Vou fazer um DVD com fotos e filmagens da minha filha. Pensei em fazer uma abertura em 3D, para praticar o programa. A idéia é fazer um livro virando as páginas com umas fotos, na última página, tem a foto de um castelo, que eu vou dar um zoom e fazer uma pequena animação. O castelo é ao estilo Lego. Vou fazer um chroma da minha guriazinha e colocar ela na janela da torre. Tô pensando em tracker a janela no After Effects (isso eu penso direito depois. As imagens são do que eu fiz até agora. Usei o plugin que baixei aqui do site Ego para facilitar a vida ao fazer os blocos. Fiz uma parede da muralhada e clonei (usei instance, pq não lembro qual das opções economiza memória). O chão quero fazer um boco imenso verde, deletei pq pesou, vou botar só depois que acabar. Gostaria de sugestões dos amigos. Eu sou novato e tenho muita dificuldade em preencher a cena de forma adequada. Estou pensando em modelar umas pequenas árvores estilo Lego. Acho que podeira modelar uns bonequinhos, deve ser fácil, não é? Mas minha maior dúvida é quando ao fundo. Eu pensei em fazer umas montanhas, mas não sei como. No tutorial daqui no site sobre o displace o André faz uma montanha. Seria uma boa ídéia? Ou quem sabe modelar uma primitiva em forma de uma montanha? Claro que não procuro fotorealismo, esrou bolando um mundo encantado. Quem sabe o shader ink'paint não dá um toque legal para a paisagem? (Ou quem sabe até mesmo um fundo de montanhas tratado no photoshop para dar uma cara de pintura? Bom, além da murada que eu fiz, pretendo fazer uma torre lá no meio, que nem aquelas de princesas (tá gente, dÊ uma folga, minha filha tem 3 anos, ela adora isso). Olha, eu sou bem mané no 3DS ainda. O que vou utilizar de luz é básico (estou me atendo em modelagem e um pouco de texturização no momento). Qualquer comentário, mesmo destrutivo é bem vindo. Ps. Resolvi fazer um trabalho de Lego porque constatei que minha idade mental do Max não passa dos 3 anos... Ps2: Eu podia fazer uma cidade assim para o contest, não é? Em 2208 as cidades serão feitas de bolocos de Lego (rsrsrsrrsr)
Azazel - The leader of the Se'irim The choices from the Gods are useless as the Gods themself. -Kratos-
Bacana, parabéns!
Lembrei de outra coisa. Se alguém puder ajudar, eu tenho que fazer um material de plástico para os blocos. Estou testando os shaders. Esse plástico de brinquedo tem um certo specular, não é? Bom, vou fazer uns testes e depois se alguém se dispor a gente discute.
Azazel - The leader of the Se'irim The choices from the Gods are useless as the Gods themself. -Kratos-
Manda bala , vai ficar bom !! Faço plastico com Raytrace não sei se é a forma correta ! Mas fica bacaninha!!! Vamos lá queremos ver o trabalho terminado !!! Abraços!!
Hhehehe Valeu o incentivo pessoal. Lucas, se eu botar um raytrace, o render não vai pesar demais? Eu tava tomando um café agora (bendita cafeína) e pensei o seguinte: Eu fiz um bloco, botei um array e empurrei no x para enfileirar. Daí clonei e empilhei. No Array e empilhamento, não enfileirei perfeitamente porque ia ficar um sólido liso, porque a geometria é perfeita, diferente dos bolocos reais que a gente nota cada um. Por isso não encostei eles, penas deixei bem próximo para criar aquela imperfeição, e notar que são bolocos montados. Mas então tem uma paulada de blocos no viewport. Será que não era melhor eu fazer um box de parede, aplicar um material com um cheker por exemplo, ajustar o tile e scale no UVW para mimetizar os blocos e aplicar um bump com que as arestas dos bolocos fossem visíveis? Ia diminiur drasticamente a quantidade de polígonos, embora eu tenha apenas teorizado, acho que não consigo preparar um material assim. (o Bump teria que "casar" com as arestas do difuse). Sei lá, coisas da cafeína...
Depende eu uso Mental ray , fica meio pesadinho mas o efeito é agradavel ! Faz um estudio de render e faz uns testes se te agradar manda bala!!! Abraços!!
Pois é, Lucas. Eu pretendo colocar muito mais elementos na cena. Por exemplo, vou melhorar as torresinhas dos cantos, colocar uns blocos no muro, acho que vou fazer um portão para baixar. Eu quero fazer uma animação, com a camera viajando, passando pelo portão e chegando na futura torre do meio. Por isso quero economizar o que der no render. Eu já noei que o rayrtce e o flat mirror aumentam bastante o render. Bom, acho que vou setar o render pro mental ray também. Bom, qualquer coisa mando renderizar e vou dormir. Valeu pela atenção
Ai Azazel, se for pra receber críticas e comentários é melhor postar nas seções de imagens, porque lá o pessoal entra mesmo pra comentar. Se for dúvida é melhor postar aqui mesmo. A sua mensagem é uma mistura dos dois, então, acho que fica bom aqui também. A montanha vc pode fazer com displace ou com foto, mas se for foto vai ter que enquadrar bem com o piso 3D pra não dar diferença. Pode ser mais fácil fazer direito em 3D. Pro castelo de lego ficar realista vai depender de boa iluminação e de materiais realistas, ai é melhor fazer com o Mental Ray. Se vc criar um sistema Daylight com luzes MR Sun e MR Sky já fica uma iluminação legal. Tem esses tuts aqui: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25194 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25719 Pra fazer o material de plástico realista a forma mais fácil é usar o material Arch&Design do Mental Ray. Ele já vem com um preset de plástico, é só escolher este preset e colocar a cor que vc quiser ;)
Múcio
Grande Múcio! Coloquei aqui o tópico porque estou engatinhando e o pessoal sempre dá uma força. Agradeço a dica do MR Sun e Sky, mas eu acho que tá um pouco fora da minha realidade mexer com esses aspectros mais pro do programa. De qualquer forma, como você disse, a iluminação pode mudar drasticamente o look (pra bom ou ruim). Eu conheço bem pouco de iluminação, mas então vou usar esse projeto pra fuçar nessa parte. Vou partir pro arch&design como você sugeriu. Valeu pessoal. Tô modelando agora umas arvorezinhas pra colocar na imagem.
E aí pessoal! Bom, até hoje eu modelei algumas coisas mas sempre seguindo um tutorial. Resolvi eu mesmo modelar um boneco do Lego (olha o que foi dar). Quero botar esses bonequinhos na porta do castelo. Me surgiram dificuldades na modelagem. Se alguém puder opinar, agradeceria muito. Figura 1: Esse foi o "blueprint" que encontrei, só a vista frontal e o resultado medonho da modelagem. Eu tenho dificuldade em pensar a melhor maneira de modelar determinada peça. Eu fiz assim: pernas: extrusão de box. Braço: extrusão de cilindro. A flecha mostra algo estranho, o primeiro cilindro ficou liso, depois não. Converti pra edit poly. MINHA DIFICULDADE: O braço ficou bem magrela. Como eu posso engrossá-lo? Eu Selecionei os vértices e usai a escala, mas daí deforma os que estão próximos. Figura 2: Extrusão tosca do braço. Todas as peças estão soltas. Como eu poderia soldar para no fim o boneco ser uma peça só? Figura 3: Aqui mostra a mão. Eu usei um chamfer cylinder e então apliquei um boolean. Mais uma vez, o cilindro do joelho e a perna são peças separadas. Seria melhor eu ter modelado uma peça só? Se eu quiser depois ele andar, era melhor agrupar as duas peças e usar um dummy (bom, dí a perna ia sair andado sonha, a parte de cima é separada. Credo, criei um monstro. E bem feio. Agradeço qualquer sugestão. Abraços!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 725

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.