como rotacionar a camera?

Por: rafaelnct  

Em: 12/05/2008 15:34

Então pessoas to com uma duvida acho q simples: tenho um cenario em 3D e uma camera preciso rotacionar ela a cada tantos graus (45º por exemplo até 360º) mas quando rotaciono ela com a ferramenta Select and Rotate clicando com o botão direito e colocando (por exemplo) 45º ela rotaciona toda torta rotacionando o eixo Z, dando um 360, e rotacionando o X eu axo ficando uma hora de cabeça pra baixo Oque posso fazer pra rodar certinho os 45º num eixo só?
vc tá com uma camera target, com a free é mais fácil fazer isso, mas a target tem mais controle. pra manipular a target é melhor lincar ela no dummy. cria um dummy pelo menu creat>helpers. seleciona a camera e o target com o select and link e arrasta até o dummy. quando mover ou girar o dummy a camera move e gira, se quiser mover só o target ou só a camera não afeta o dummy. o dummy não aparece no render, é só uma ajuda
Mental Ray User
Só não esqueça de antes de linkar, alinhas o centro do Dummy com o centro do Target da Câmera. Assim, ela rotacionará ao redor do target. Um abraço,
olá, rafaelnct. Para rotacionar o angulo exato basta clicar com o botão da DIREITA na ferramenta rotate que aparecerá uma caixa de diálogo. Aí é só escolher o eixo e o angulo exato, é moleza. Abraço.
Se vc teclar "A", acionará o Snap de ângulo, também. É só rotacionar que ele vai de 5º em 5º, que é o padrão. Esse valor pode ser alterado. Um abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 326

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.