Duvida sobre color correct

Por: zeduardo2000  

Em: 21/05/2008 14:25

Recentemente andei estudando o "Tutorial para renderizar quarto com o Radiosity", e fiquei bastante impressionado com o resultado. Eu nunca tinha visto esta parte de radiosidade no max, pra mim era só os *rays. A parte que fiquei com duvida é justamente a correção de cores através dos filtros propostos no color correct. De onde saem os valores? Da experiencia, do feeling do artista ou tem algum material mais concreto para estudar isto? []´s
O Radiosity é legal cara, antigamente só ele que fazia GI, nem existiam os rays da vida. Mas ele só faz GI, não faz caustics e nenhum outro efeito. Também usa os materiais do scanline e não tem recursos adicionais, ai não dá pra criar alguns materiais com realismo como vidro jateado e metal escovado, porque precisa de reflexo e refração borrada e o scanline não faz. A correção de cores vai do gosto da pessoa, se quer a imagem mais clara ou mais escura, mais saturada ou menos. Vai mudando e vendo como fica melhor.
Só corrigindo: reflexo borrado dá pra fazer sim. O material Raytrace tem recurso pra isso. O que não faz é a perda da intensidade do reflexo com a distância. :) Abração
Ai Leandrão, desculpe cara, mas o raytrace não faz reflexo borrado não, nunca fez. Nem aceita que coloque um shader do Mental Ray pra fazer o reflexo borrado, só no material Standard que dá pra colocar shaders no reflexo e fazer reflexo borrado. No Raytrace é totalmente impossível. O Max nunca aceitou reflexo borrado no scanline ou no radiosity. O que ele tem é o flat mirror pra simular reflexo borrado, mas não é realista. E tem o reflect/refract que simula reflexo e refração borrada com bitmap, também não é realista. Tem o thinn wall refraction que também simula com bitmap, mas nenhum deles é com raytrace e não fica realista
Doutor Ego
Oi Marcola, Cara, quando eu chegar em casa vou fazer um teste e postar aqui. Eu aprendi isso com um livro do Jon A. Bell. Um abração.
Aqui um belo exemplo do uso do radiosity. Na verdade ele usa o bom e velho/obsoleto Lightscape. http://www.chen3d.com/home.asp
Oi Marcola, Só pra ilustrar como é possível criar reflexo borrado com scanline usando material Raytraced. Só lembrando que só é possível criar o borrado e não a perda da intensidade com a distância, como ocorre no mundo real. Grande abraço,
Ai Leandrão, ficou ótimo o exemplo, mas vc fez com material standard não é? Usou o Reflect/Refract pra fazer o reflexo borrado, não é? O material raytrace ou o mapa raytrace não tem opção pra borrar, só estes mapas de reflexo que fazem o reflexo com bitmap, porque o max não consegue fazer reflexo borrado com raytrace. se conseguisse iria dar diferença com a distância, porque reflexo com raytrace é realista. Usando estes mapas de reflexo por bitmap ele faz uma imagem da cena, borra ela com um blur igual no photoshop e coloca no reflexo, por isso que não borra com a distância. Também acontecem outros problemas, como não refletir o reflexo de outros objetos se tiver raytrace. No seu teste refletiu a esferas do lado e fez o reflexo do reflexo, muito bom mesmo cara. É ai que não entendi como vc fez. Explica melhor para nóis.
Doutor Ego
Oi Marcola, É material Raytrace mesmo. O desfoque é feito da seguinte forma: No grupo Raytracer Control do material Raytrace, habilite o Raytraced Reflection and Refraction Antialiser. Escolha a opção Multiresolution Adaptive Antialiser Clique no botão "..." para ter acesso aos parâmetros. A esfera que tem o desfoque maior está com os seguintes valores: Threshold: 0,1 Initial Rays: 10 Max. Rays: 40 Blur Offset: 10 Blur Aspect: 1,5 Os outros parâmetros continuam padrões. Um abraço,
Legal essa dica Leandro, eu também achava que não dava pra fazer isso com raytrace no scanline. A gente fica só nos rays da vida e as vezes esquece do que o scanline pode fazer. mas pra funcionar isso que vc disse tem que ligar o global antialising na aba raytracer na janela de render, se não o negócio de multi resolution adaptative fica desabilitado no material raytrace ;) quem quiser testar vai ter essa dificuldade se não ligar antes lá na janela de render

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 915

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.