Porque meu Mental Ray não renderiza imagens muito grandes?

Por: Danilo Carlos  

Em: 24/05/2008 23:28

Olá galera!!!! Para extrair uma imagem de uma cena minha, tive que preparar um render de 10000 x 10000 (mas como usei o crop, na prática o render foi menor). De qualquer jeito, ele dá problema na hora da renderização. Então, só de brincadeira experimentei mudar para o Scanline e ele renderizou certinho. Como eu faço para meu Mental Ray também renderizar imagens muito grandes? Já tentei pôr valores extremos no Bitmap Pager, mas não adiantou... Abração!!!!
Oi Danilo, O MR tem um recurso pra isso chamado de Render Passes, dentro da aba Processing. Vc demarca uma area da imagem e renderiza e salva num arquivo próprio. Depois demarca outra área e assim sucessivamente. Depois é só dá um Merge nos arquivos ele monta a imagem inteira. Eu particularmente, prefiro fazer isso na mão, com o Crop e juntar no PS... Mas vai de cada um. Existe um script chamado Big Render (tem aqui no site pra baixar) onde vc configura o tamanho final da imagem e diz em quantas partes quer que ela seja subdividida. Aí ele renderiza todos os pedaços, um atrás do outro, sem sua intervenção. Depois é só montar no PS (Photoshop). Um abração,
Sabendo configurar o render e o windows não precisa do render passes. O nosso amigo Zulmar postou um tópico explicando isso. Não dá pra comparar o scanline com renders com GI, com certeza são muito mais pesados e exigem mais do PC. Quanto você tem de RAM ai pra querer renderizar com 10 mil pixels? Tem que estar num sistema 64 bits com 16 GB de RAM :) Renderizar com 10 mil pixels é um absurdo, nenhum render com GI faz imagem deste tamanho sem problemas. Pra fazer imagens grandes tem o DB dos renders, todos tem isso, é pra renderizar com várias máquinas. Uma só não dá pra fazer imagens deste tamanho sem dar muito trabalho. O tópico do Zulmar é esse: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=35512
Mental Ray User
o script q o leandro citou eh uma otima alternativa e não requer nehum trabalho adicional abraço
Ñ usei GI. Foi um modo de extrair as formas de um rio que desenhei para que eu pudesse pintar em cima. Eu sequer precisei renderizar texturas, e sequer havial luzes criadas. E outra, como eu havia dito, o render bruto ñ foi de tudo isso. Deve ter dado algo em torno de 8500 x 1500, já que usei o crop. A minha grande questão ao pôr o tópico seria se o Mental Ray é algo tão versátil a ponto de substituir o Scanline em todos os casos. Já que o Mental Ray tem essa "frescura" de ter de ser feita para renderizar imagens grandes, mesmo que ñ hajam texturas ou iluminação (e muito menos GI) e o Scanline ñ precisa de nada disso pra realizar a tarefa, tvz a resposta seja de que realmente o Mental Ray sozinho não resolverá muitos problemas dos quais o Scanline conseguiria lidar. Principalmente se vc ñ souber programar nada e não tiver acesso à scripts. Acho que ainda teremos muito a perder se a Autodesk tirar o Scanline do 3ds max.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 906

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.