Como cortar ou subtrair uma area?

Por: goldc0der  

Em: 29/05/2008 07:40

Olá pessoal: Estou aqui com uma dúvida de novato! Fiz um rectangulo com uma line. Por cima desse rectangulo fiz um outro (também como uma line). Mas queria fazer com que o pequeno rectagulo fosse uma area cortada do retangulo grande. No fundo quero fazer um corte no rectangulo de fundo com o formato do rectangulo pequeno. Podem ajudar? Um abraço e obrigado
Bom Dia goldc0der Cara se for com shapes vc deverá converter um para Spline e depois atachar os dois, daí poderá usar um modificador Extrude ou converte-lo em poly q vc já tera o furo no meio blz... Se for um box ou algum objeto poligonal, vc deverá colocar o retangulo sobre a area desejada e aplicar o Compound Objects " ShapeMerge". blz qqc diz aí q o pessoal responde T+ cara.
Pode fazer com boolean, mas boolean é ruim no max, dá problema na malha. Se o furo com o retângulo menor for atravessar o maior, é melhor fazer os dois retângulos com linha, converter um deles em Spline clicando com o botão direito e escolhendo Convert to>Editable Spline. Ai vc entra no modify, clica no attach e seleciona o outro retângulo, pros dois serem um objeto só. Ai vc coloca o extrude que vai extrudir com a abertura do retângulo menor no meio. ;)
Doutor Ego
Olá amigos: A vossa solução deu certa... fiz, com Spline, o Attach, converti em Editable Poly e apliquei o extrude. O problema é que quando aplico o extrude, a parte de trás fica sem "tampa", e quando aplico o CAP, ele fecha de novo o buraco do rectângulo. Podem ajudar? De frente: De trás (aplicando cap): Muito obrigado
ñ sei se entendi direito a sua pergunta.... mas para criar um poligono onde quiser, no modo polygon selecione a opção Create em Edit Geometry, depois é só selecionar os vertices "que formam o buraco" um por um e seguindo sua sequencia. qqr duvida pergunte abraço
Ok, vou ver se consigo explicar melhor... 1º - Fiz 2 shapes - lines "fechadas" - (rectagulo grande e rectangulo pequeno) 2º - Converti o rectangulo grande numa Spline 3º - Fiz o attach nos rectangulos 4º - Converti em Editable Poly 5º - Apliquei um extrude... e aqui o problema! Ao aplicar o extrude, o rectangulo, visto de frente, fica assim: Ao rotacionar a viewport prespective, atrás, o rectangulo fica assim (aberto): Como o rectangulo está "aberto" (sem tampa) atrás, apliquei um CAP no rectangulo grande: O problema... é que quando aplico o CAP, para fechar o rectangulo atrás, ele tapa também o rectangulo central! Podem ajudar? Grande abraço
Agora entendi! é isso mesmo q eu tinha falado antes. no modo de seleção polygon (4 do seu teclado), selecione o botão Create, dentro da aba Edit Geometry no menu do lado direito da sua tela. Com o Create ativo, os vértices do objeto vão aparecer. Aí é só ir clicando nos vértices que formarão seu novo polígono. O novo polígono só vai aparecer qdo vc fechar o ciclo de vertices, ou seja, qdo o primeiro vertice selecionado for clicado mais uma vez, fechando o ciclo. Espero que tenha entendido. Hoje estou meio complicado com as palavras hehe.. Abraço
vc fez tudo certo, só não tem aquela etapa 4 de converter em poly!!! depois que tiver com as duas linhas atachadas e em spline, vc coloca o extrude. as duas linhas tem que estar na mesma altura antes de atachar, se não dá pau nos poligonos
Problema resolvido! Muito obrigado meus amigos. Um grande abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 702

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.