Blz ae Marcola,
Não quero por a carroça na frente dos burros, estudo max há uns 6 anos e vray há uns 4 anos, venho passando de raspão pelo mental desque que comecei a mexer no max, isso trabalhando todo dia com ele, não somente finais de semana.
Entendo bem como funciona o render, mexo com mental no Maya também, até melhor que no max.
Acontece que visitei a página de um cara foda no mental Jeff Patton, e ele disponibilizou uma cena de iluminação externa, achei interessante, e consegui resultados muitos bons.
Depois de estudar a cena que ele fez, resolvi fazer a cena novamente partindo do zero e entendendo as configurações. Mas quando fui ver o shader do dome que ele fez, não consegui achar esse tal de "mr Raytype Switcher" na lista, gostei desse shader por poder controlar a iluminação e reflexo do dome.
A inhaca é que não acho na lista, agora o Mental é até mais fácil que o Vray, a única coisa que pega são esses shaders complexos que enchem o saco e ainda quando não estão ocultos!!!
Tanto é que estão fazendo shaders cada vez mais simples pra tentar acompanhar a linha do vray, tipo arch&design e promaterials.
Pra finalizar, o Mental pra mim é o mais poderoso render, sem dúvidas, que eu conheço, o problema é que não tenho tempo pra estudar direito, dai como tenho pressa faço no vray mesmo meus trabalhos.
A propósito consegui achar o danado do "mr raytype switcher" e habilitá-lo.
Cara muito obrigado pela sua ajuda!!! acredito que sem essa tua informação eu estaria procurando ainda, valeu mesmo!!!!
Espero contar com vc para as minhas futuras dúvidas!!
Abação!!