pq o hdr sempre reflete mesmo sem luzes? tem como controlar?

Por: cesarfg  

Em: 03/06/2008 22:49

pessoal eu sempre tive duvida sobre isso e sempre esqueço de perguntar rs ai eu tava lendo o blog do jeff paton e ele fala justamente sobre isso no seu ultimo post, mesmo q vc naum tenha nenhuma luz na cena sempre q algum objeto reflexivo estiver com um hdr no environment ele sempre reflete com força total! o problema eh q isso as vezes causa efeitos indesejados no render....tem como controlar isso?
Grande Cesar... tem sim! Ao abrir a imagem HDR, abre-se uma janela de setagens da HDR... Daí você altera os parâmetros de exposição do white point... A área rosa é onde haverá superexposição de luz... Já o ajuste linear definiráque áreas que ficarão pretas na imagem, não refletindo nada.... Um abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
então....mas então vc quer dizer q quando eu naum quero q ele reflita sem haver luz eu tenho q deixar sem pontos rosa?
As regiões em azul se não me engano não são refletidas... a região rosa é de superexposição.... o que não deve ser refletido deve ficar em azul. E isso funciona havendo ou não luz... Eu vi o post do jeff patton, e o que ele quis enfatizar é que, dependendo do seu objetivo, não é necessário adicionar luzes para renderizar objetos com reflexos HDRI, diminuido o tempo de render. O que você deseja exatamente?
então na vdd a minha duvida surgiu pelo seguinte....vamos supor q eu tenho uma sala escura (pouquisima luz entrando pela janela) e no fundo da sala, na parte mais escura, eu tenho algum objeto cromado com um hdr aplicado no environment...como eu faço pra esse objeto ficar "menos" reflexivo? se naquele canto da sala tem pouca luz o objeto não pode ser super reflexivo....mas o hdr reflete de qualquer jeito saca? foi assim q surgiu essa minha duvida...
dependendo do material, você pode controlar diminuindo o valor do reflexo, ou do enviroment! Acho que dá pra resolver! Posta umas imagens de exemplo ;)
então tirmey mas eu naum queria ter q fazer esse controle manualmente pq se o ambiente eh escuro o material cromado naum tem q refletir nada! pra refletir tem q ter luz.....entendeu a situação?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 1008

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.