Luz Volumetrica no Mental ray

Por: ricardoc  

Em: 07/06/2008 21:30

Pessoal esqueci como fazer o efeito de luz volumetrica no mental ray. Sei que tem que colocar o shader na camera. Pode ser o beam ou outros que esqueci o nome agora. Mas não ta dando certo. Quando da certo demora muito. Aí fica inviavel. Alguem sabe como fazer este efeito de forma mais rápida no Mental Ray. Não preciso de qualidade na cena não. Pode ser simples mesmo.
Se vc tiver um bom conhecimento no Mental Ray, tipo se tiver o curso de mental ray aqui da 3D1, é melhor você usar o shader parti volume, ele cria volume fisicamente correto e vc tem controle total da qualidade vs tempo. Só que pra usar esse shader tem que conhecer um pouco do Mental Ray. Se vc não conhece bem, é melhor usar o efeito de volume ligth padrão do max, é mais fraco e limitado, mas funciona com o Mental Ray e é fácil de criar, é do mesmo jeito que criaria no max. Ainda tem a vantagem de aceitar sombra raytrace e objetos transparentes que no render padrão não aceita. Mas não tem tanto controle de qualidade vs tempo. Vê ai que qualquer efeito de volume é mais demorado mesmo, mas o do Max fica mais demorado do que o do Parti Volume. O Beam não é pra isso, ele cria volume só no ponto de emissão da luz. Tem outros shaders como o mist, mas não é pra isso também.
Doutor Ego
ricardoc e Marcola, blz? O Beam pode ser usado sim. Segundo está no próprio manual dos shaders da Lume, o Beam é um efeito volumétrico, mais não é fisicamente correto como Parti Volume. E, por não calcular as sombras, é extremamente mais rápido que o Parti Volume. Se vc aumentar a densidade do Beam, terá um volume maior na cena e não somente na luz. Para usá-lo, aplique-o no Slot de Volume e não de Camera. Em seus parâmteros, vc precisa adicionar as luzes que gerarão o efeito do Beam. Grande abraço,
ola tudo bem to com uma imagem ai com o pairt volume ...emtao vamo la. nao eh dificil nao...depois de aplicar o shader no volume ...arraste para 1 sloot vazio e tire 1 instancia...os parametros dele sao bem simples..ma cor voce pode controlar a densidade dele a transparencia preto quase preto vai ver mais os objetos branco vai fica todo branco...no non uniforme voce pode colocar mapas tipo noise dent celular como faria vo volume light normalment.o minimun step e o maximun step controlan a qualidade mais alto os numeros pior a qualidade e mais rapido o render.o parametro no gi...ja diz o q faz neh..o height eh pra altura no modo 1 . a extinçao eu nem mexo controlo pela cor mesmo.. a luz eh importante tambem use o hotspot e o falof. prefira sombras raytreced. caso tenha duas luzes , ja disseram ai . ah se quiser mais rapido habilite o no gi. se a cena for aberta coloque algo pra envolver a cena depois apliq nesse objeto no mental ray conection o shader transmat no surface e no shadow bele espero ter ajudado
Valeu pessoal, meu conhecimento de Mental Ray é meio fraco. Mas vou tentar fazer aqui. Ja estava usando o efeito padrão do max, mas está demorando muito. Vou fazer do jeito que vcs me falaram aqui. Obrigado! A respeito do curso de mental ray, ele é vendido ou só ganha por sorteio? Se for vendido como faço para comprar?
ricardoc, Para comprar o CD do curso de Mental Ray, clique no link CD. Lá tem as opções para compra. Abração,
Cara, na boa, eu não ganho nada do site e não tenho vínculo com a adm. Mas comprei esse curso e foi o melhor investimento que fiz em 3D até hoje. Foi graças a esse curso que consegui fazer imagens de alto nível e estou ganhando 3 vezes mais. Por isso serei eternamente grato a 3D1
É eu sei, tudo aqui é muito bom! Valeu pelas dicas! Ate mais!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 745

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.