Diferença entre Field e Quadro inteiro

Por: leandrocastro  

Em: 17/06/2008 09:31

Pessoal; Sei que minha pergunta pode parecer patetica. Já procurei a resposta mas não encontro de forma precisa em lugar algum. Por isso me cadastrei neste site. Qual seria a melhor resposta para a pergunta: Qual é a diferença entre o uso de campos (fields) ou quadros inteiros na hora de executar o render nos aplicativos de 3D? Se puderem me ajudar ficaria eternamente grato. Muito obrigado pela atenção.
Leandro
Oi Leandro, bem vindo no fórum. A pergunta não é patética, vê que ninguém te respondeu ainda porque não é todo mundo que sabe. Só quem trampa com TV que sabe, quem faz vídeo caseiro ou trampa com maquete não sabe. As TVs analógicas mostram a imagem diferente do monitor de computador. No monitor a imagem é atualizada inteira de cima para baixo. Na TV a imagem é atualizada em linhas ímpares e pares. Primeiro a TV mostra as linhas ímpares da imagem, depois as pares, depois as ímpares da próxima imagem e assim vai. Então tá sempre intercalando duas imagens, mostrando uma nas linhas impares e outra nas linhas pares. Isso ai são os fields e por isso tem que renderizar em fields, pra ter um movimento mais suave na TV Mesmo que não renderize em fields a TV vai exibir dessa forma. Só que sem fields vai mostrar primeiro as linhas ímpares da imagem e depois as linhas pares da mesma imagem, perdendo qualidade de movimento. Quando renderiza em fields, as linhas ímpares são do frame atual e as pares são de um frame intermediário entre o atual e o próximo, como se dobrasse os frames da animação e deixasse o movimento mais suave. Quando vai renderizar para cinema ou para tv digital que vai exibir o vídeo a partir de uma mídia digital, não precisa de fields, porque as TVs digitais exibem a imagem igual o monitor de computador. Mostram quadros inteiros atualizados de cima para baixo. Mas neste caso tem que renderizar a animação inteira com motion blur para suavizar o movimento e fica bem mais demorado. Sem motion blur é capaz de dar soquinho na hora de exibir o vídeo quando tiver movimentos mais rápidos. Deu pra entender?
Doutor Ego
cara soh complementando a excelente resposta do marcola, o tal do progressive scan por exemplo mostra todas linhas ao mesmo tempo (as atuais full HD tb) então não precisa se preocupar com essa opção... abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 808

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.