Helix com perfil giratório

Por: Roberlane Godoi  

Em: 26/06/2008 17:15

:?: Olá, pessoal do 3D1. Sou iniciante em 3D max 9 e , porisso, vou fazer uma pergunta: Quero fazer uma mola com um perfil de um retangulo. O procedimento é o que todo mundo sabe. Create , shaper , helix, faz-se o helix em uma das vistas. Depois cria-se o shaper retangulo deixando-o numa posição perpendicular ao caminho do path( helix). Seleciona o path, compound object,loft,get shape e clica no retangulo. Agora o problema: A base do helix inicia-se com o retangulo numa posição e termina, no topo do helix em outra posição. O retangulo faz um movimento circular ao longo da trajetória do path. Como faze-lo ficar sempre na posição constante, sem girar? antecipadamente, agradeço mais uma vez. Um abraço a todos. Roberlane
Tem uma forma mais fácil Roberlane. Nem precisa do loft, entra no menu rendering da linha que tem a opção Enable in Render e Enable in Viewport. Ligando isso vc faz o mesh da linha com a espessura que quiser, faz circular e retangular. E ele tem esse controle de twist que vc quer, dá pra deixar no âgulo que quiser.
Doutor Ego
:?: Caro Marcola. Obrigado pela sua atenção, mas como sou limitado em 3Dmax, eu não entendi. Voce sugeriu que fizesse o helix + perfil ( retangulo ou triangulo/ desenho qualquer), selecionasse o helix e fosse em rendering, ativasse o enable, etc? E se eu não desejar fazer isso, posso fazer de outra maneira? Grato pela atenção. Roberlane
tem a opção sweep é um modifier vc aplica ele e escolhe o perfil que deseja! e tem os parametros como largura para definir do jeito que tu axar que fica melhor!! ai segue uma imagem de como ficaria
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
:P Caro Rogério. Agora, entendi.Vou fazer isso. Obrigado. Roberlane
Eu acho que o que o Marcola disse era outra coisa. Era pra usar o rendering da própria linha. Ai dá pra vc usar o twist dele pra girar o perfil pela linha e deixar na posição que quiser. Olha o meu exemplo.
essa do marcola para objetos simples é o metodo mais facil!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
:) Caro Rogério. Muito obrigado pela atenção e informação dada. Vou tentar mais tarde seguir o que voce sugeriu, principalmente a orientação do Marcola. Na verdade, eu nem sabia que tinha esse recurso do renderer direto. grato Roberlane

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 314

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.