Iniciante do Mental Ray

Por: rgfclaro2  

Em: 04/07/2008 00:31

Caros amigos do 3D1 Já trabalho à alguns anos com o 3dsMax, e hoje estou com a versão 2009. Entretanto nesse tempo, só fiz trabalhos renderizados com o render default do Max. E agora quero fazer de tudo pra iniciar o Mental Ray, que já está incorporado no Max 2009. Fico impressionado com a qualidade do resultado oferecido por este render. Gostaria que alguém pudesse dar uma dica, de como iniciarr, pois não sei nem onde está situado o mental Ray, dentro do Max. Onde eu encontro os parametros??? É na iluminação???? É na biblioteca do max???? Como faço para as minhas cenas serem renderizadas pelo mental ray???? Faço muitas perspectivas internas e por isso sinto muito a necessidade desses resultados. Onde posso arrumar um tutorial para iniciantes???? Agradeço antecipadamente Regis
Ai Regis, se vc quiser aprender legal o Mental Ray, compra o curso aqui da 3D1, eu comprei cara e é muito bom. Com ele que consegui fazer imagens legais como as que via aqui no fórum, achava impossível e depois do curso consigo fácil. O Mental Ray vc liga na janela de render teclando F10. Entra no menu Assign Render e clica no botão com 3 pontinhos na frente do production. Ai aparece a janela pra escolher o Mental Ray. Vai aparecer as abas dele na janela de render, tem a Indirect Illumination, a Renderer e a Processing. É nelas que ficam as principais configs, mas quando abrir o material/map browser dentro do material editor vai aparecer um monte de shaders do mental ray, eles são os amarelos. Se quiser deixar o Mental Ray sempre como render do Max, lá no Assign Render tem o botão Make Default, clica nele depois de escolher o Mental Ray que sempre vai ficar com ele. Aqui na 3d1 tem vários tuts dele pra vc começar a entender, ficam nessa página: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681 Começa a ler do "Parte 1" Nas luzes também aparecem recursos do Mental Ray, tem as luzes MR Area Omni, MR Area Spot e tem as luzes MR Sun e MR Sky dentro do Daylight. Pega o curso da 3d1 que vc vai aprender tudo isso
Oi Magster Tentei entrar no menu Assign Render e cliquei no botão dos 3 pontinhos na frente de production só que antes de production estava escrito: Mental Ray Renderer, e ai abriu uma janela com só duas opções: Default Scanline Renderer e a outra "VUE File Renderer". Não apareceu nada de Mental Ray. Depois cliquei no botão de 3 pontinhos na frente do active shade para tentar mudar o render default e abriu uma janela sem nada. Fiquei sem saber o que aconteceu.!!!! Entretanto as abas: indirect ilumintion, Renderer, e Processing apareceram. O default não consigo alterar.
Então o Mental Ray já está habilitado como render, por isso que não aparece no production, ele já está ligado. Se tem as abas dele na janela de render, é ele que está habilitado. Agora é só estudar os recursos que tem nestas abas e os shaders que aparecem no material editor. Se não aparecer os shaders, entra no customize>preferences>mental ray e marca a opção Enable Mental Ray extensions
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143182

Últimos membros registrados: JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545.

Usuário(s) on-line na última hora: 477

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.