Duvida com os materiais

Por: Iara Napoli  

Em: 05/08/2008 19:34

ola, estou começando a usar o 3ds max agora, eu tentei baixar uns materiais aqui no site e no arquivo zip soh vem o arquivo MAT, e não estou conseguindo usa-los. se puderem me ajudar fico muito grata! abraços! :D
Olá Iara. É o seguinte: Um material pode ter só configurações ou pode ter texturas também. Se for um espelho por exemplo, não tem textura, é só configurações nos valores do material pra ficar igual espelho. Se for uma parede de tijolo por exemplo, ai precisa da textura de tijolo e vai ter a imagem dessa textura também aplicada em algum canal do material. Em todos os casos vai ter o arquivo MAT, é esse arquivo que guarda as configurações do material, tendo texturas ou não. Se tiver textura, além do arquivo MAT precisa da textura também pra poder carregar o material certinho. Quando tiver textura vc copia a textura pra pasta Maps do seu 3ds max. Quando não tiver textura, não tem problema. Os arquivos MAT podem ficar em qualquer lugar do seu PC. Ai pra usar vc tecla M pra abrir o material editor. Depois clica no ícone Get Material, o primeiro do lado esquerdo. Vai abrir o material/map browser. Ai vc muda pra Mtl Library no Browse From que fica no lado esquerdo superior da janela. Ai vai aparecer o botão open do lado esquerdo na parte de baixo da janela. Clica nele e seleciona o arquivo MAT. Prontinho, o material aparece no quadro o material/map browser. Dá dois cliques nele pra colocar no Material Editor. Agora vc pode aplicar no objeto que quiser e modificar o material se quiser :)
Mental Ray User
Iara, essa FAQ também explica isso que vc quer com imagem de exemplo: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19801
aaaah... muitissimo obrigada!!!! agora to conseguindo usa-los!!! brigada mesmo!!!! abraços!!! :D ;)
bom sou eu aqui de novo na minha ignorancia, eu fiz tudo q vcs falaram, mas mesmo assim tem alguns materiais q nao funcionam, eles aparecem incompativeis ou entaum "missing material". como q eu faço????
Olá Iara, vc tem que ver se o material que baixou é pro render que vc usa. Existem vários renders pro Max, ele mesmo vem com 2 renders diferentes. Se vc abrir um material do Mental Ray usando o Scanline, que é o render padrão do Max, o material do Mental Ray vai aparecer preto até você ligar o Mental Ray, ai os materiais dele aparecem normais. Se estiver com o Mental Ray os materiais do Scanline também aparecem normais porque o Mental Ray aceita eles. Mas se baixar um material do V-Ray, que é um render feito por outra empresa e tem que comprar o plug-in pra instalar no Max, ai só aceita os materiais próprios do V-Ray, se abrir um material do Mental Ray fica preto. O oposto também é verdade. Tipo, se estiver com o Mental Ray ligado e abrir um material feito no V-Ray, esse material aparece preto. Qual render você usa?
Mental Ray User
nossa... desculpa a demora de esposta gutao!!!! entao, eu uso o mental ray...
Oi Iara, nem encana, as vezes o pessoal demora pra responder também. Mas então, agora vc tem que ver se o material que vc baixou foi feito num max mais novo ou mais antigo que o seu. Porque o max não abre arquivos feitos em versões mais novas, não é como o AutoCAD que deixa gravar em versões mais antigas. Se o material foi feito numa versão mais nova, ele não vai abrir. Se foi feito numa versão mais antiga, ele vai abrir. Só fica preto se o material foi feito com o V-Ray, porque ai o Mental Ray não reconhece. Se for um material do Mental Ray ou Scanline não vai ficar preto.
Mental Ray User
entao gutao... eu verifiquei isso... a minha versao eh a 2008... q eh a mais recente nao eh???? mas mesmo assim... ainda tem alguns materiais q ainda nao estao abrindo... soh aparecem qdo eu peço pra mostras os imcompativeis... ai nao funciona neh... eu nao sei meeesmo oq q acontece!!!
Iara, se aparece como incompatível o material não é do Mental Ray e nem do Max, é material feito com algum plug-in de render. A única opção que tem de ser material do Mental Ray é vc não estar com o Mental Ray ligado, estar com o Scanline, que é o render padrão do Max. Dai os materiais do Mental Ray vão aparecer como incompatíveis, mas se ligar o Mental Ray eles aparecem normais.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 318

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.