Duvida com os materiais

Por: Iara Napoli  

Em: 05/08/2008 19:34

ola, estou começando a usar o 3ds max agora, eu tentei baixar uns materiais aqui no site e no arquivo zip soh vem o arquivo MAT, e não estou conseguindo usa-los. se puderem me ajudar fico muito grata! abraços! :D
Olá Iara. É o seguinte: Um material pode ter só configurações ou pode ter texturas também. Se for um espelho por exemplo, não tem textura, é só configurações nos valores do material pra ficar igual espelho. Se for uma parede de tijolo por exemplo, ai precisa da textura de tijolo e vai ter a imagem dessa textura também aplicada em algum canal do material. Em todos os casos vai ter o arquivo MAT, é esse arquivo que guarda as configurações do material, tendo texturas ou não. Se tiver textura, além do arquivo MAT precisa da textura também pra poder carregar o material certinho. Quando tiver textura vc copia a textura pra pasta Maps do seu 3ds max. Quando não tiver textura, não tem problema. Os arquivos MAT podem ficar em qualquer lugar do seu PC. Ai pra usar vc tecla M pra abrir o material editor. Depois clica no ícone Get Material, o primeiro do lado esquerdo. Vai abrir o material/map browser. Ai vc muda pra Mtl Library no Browse From que fica no lado esquerdo superior da janela. Ai vai aparecer o botão open do lado esquerdo na parte de baixo da janela. Clica nele e seleciona o arquivo MAT. Prontinho, o material aparece no quadro o material/map browser. Dá dois cliques nele pra colocar no Material Editor. Agora vc pode aplicar no objeto que quiser e modificar o material se quiser :)
Mental Ray User
Iara, essa FAQ também explica isso que vc quer com imagem de exemplo: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19801
aaaah... muitissimo obrigada!!!! agora to conseguindo usa-los!!! brigada mesmo!!!! abraços!!! :D ;)