Como distribuir objetos em uma area redonda?

Por: Fabio  

Em: 27/08/2008 14:26

Olá Gostaria de saber se existe um meio de distribuir objetos em uma determinada area redonda, ex: distribuir porcas em uma roda ou distribuir os 12 numeros de um relógio?
www.bolinhabonecos.com.br
Usa o Array que fica no menu tool. Pra fazer uma distribuição redonda vc tem que colocar o ponto pivot do objeto no centro da distribuição. vc muda o ponto pivot no painel hierarchy clicando no botão affect pivot only. Dai vc mexe no rotate do array que ele vai fazer as cópias numa região redonda. Liga o botão do preview do array que vc vê na viewport enquanto faz a distribuição ;)
Se for uma área perfeitamente redonda pode usar o Array, mas se for um caminho curvo é melhor usar o Spacing Tools que fica no menu Tools. Ele deixa vc distribuir objetos por uma linha, serve para coisas redondas também se fizer um círculo como caminho.
Doutor Ego
Olá pessoal será que tem algum tutorial aqui no site para aprender a usar o "ARRAY" ou o "SPACING TOOL", não estou conseguindo distribuir meus objetos em uma area redonda.
OBS: tenho 2 circunstancias, uma envolve objetos clones (as porcas de uma roda de carro) e a outra involve objetos distintos como frutas em um bolo redondo.
Oi bolinhabonecos, não sei se tem tut sobre o array aqui, mas é super fácil de usar. Uma dica pra facilitar é criar um círculo no lugar que vc quer distribuir, ai vc usa ele para alinhar o ponto pivot do objeto. Olha como eu faria no exemplo da roda do carro ou do bolo redondo. Primeiro faço o círculo e alinho com a roda, não precisa ser do tamanho da roda, tanto faz, o importante é ficar centralizado na roda. Vc centraliza com o Align que fica na barra de ícones em cima das viewports. Depois vc pega a porca, coloca na posição certa, entra no painel hierarchy e clicar no affect pivot only. Dai vc clica no Align de novo e seleciona o círculo, pra alinar o ponto pivot da porca com o centro do círculo que está no centro da roda. Agora vc seleciona a porca e usa o Array. Tem que fazer tudo isso pela vista TOP que é mais fácil. Pela vista TOP vc tem que mudar o valor do Z Rotation no Array pra distribuir as porcas. Se for 6 porcas você usa 60 no Z Rotation, porque 360/6 = 60 Entendeu? Tenta fazer e posta o que aconteceu
Agora consegui, meu problema era que eu não sabia da nescessidade de alinhar o pivot da porca ao centro da area de distribuoção. Muito obrigado!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 488

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.