Texturas entram mais claras no max (resolvido)

Por: Caio Santana  

Em: 05/09/2008 00:55

Olá, gente! Estou com um probleminha... tenho uma textura com uma porção considerável cinza, com RGB 128, e, ao usá-lo no max, no próprio a textura entra bem mais clara, e essa porção fica com RGB 187... gostaria de saber o que está causando isso o menu Output da textura está com todos os valores padrões a gamma da cena (se é que isso interfere) está 1,0, como no padrão o que pode está causando isso? abraço
Provavelmente vc mudou o gamma do Max. Todo mundo que está seguindo tutoriais de LWF e mudam o gamma, depois ficam tenho vários problemas com o Max porque esquecem de voltar o gamma pro valor normal. Vê se não ligou o gamma no customize>preferences>gamma
voce fez a textura? se fez...em qual programa? isso acontece comigo quando faço algo no corel...pois apesar de ser possivel ver o valor da cor em rgb...o corel trabalha com cmyk (para impressão)...dai da alteração quando envio pro photoshop ou 3d max...principalmente no preto. o preto do corel vira um cinza escuro no photoshop e 3d max. tenha certeza que a textura foi criada em rgb e não em outro sistema de cores.
Olá! Obrigado pelas respostas nandao, como disse no primeiro post, a gamma está com o valor padrão, não deve ser isso :( mmartins, não fiz a textura do zero, mas editei no photoshop sim, e o modo de cor estava no tipo Indexed, pra imagem ficar mais leve (porque tem poucas cores), e aí passou na minha cabeça que poderia ser isso, e experimentei mudar pra grayscale e depois pra RGB, nenhuma funcionou... em todas, a textura entra mais clara no max :s abraços gente
Opa, resolvi o problema... na hora de carregar o bitmap, no "browse" ainda, estava marcado a opção [i:3a4f8c77ae]Use image's own gamma[/i:3a4f8c77ae], e deixava a imagem mais clara... mudei para [i:3a4f8c77ae]Use system default gamma[/i:3a4f8c77ae] e a textura ficou num tom normal... estranho isso, não é? como se a culpa da claridade na imagem fosse da própria imagem valeu gente, abraços
Mas então Caio, isso ficou ligado porque vc fez algum tutorial de LWF e ligou o gamma, depois vc desligou, mas isso ai de carregar a textura com o gamma modificado ficou ligado. Se mudar de técnica de iluminação tem que ficar ligado pra não deixar nada da outra técnica, se não dá tudo errado.
Nandao, o que seria LWF? na verdade, fazem séculos que não faço tutorial... há tempos eu só faço milhões de testes com o renderer e estou estudando por mim mesmo, é bem raro eu buscar tutoriais, porque quando os necessito, normalmente é por motivos muito específicos e nunca encontro
LWF é Linear Work Flow, aquela técnica que vc modifica o valor do gamma pra clarear a imagem, dai as texturas e até cores puras dos materiais ficam lavadas. Pra corrigir tem que colocar o color correction e tratar cada cor e cada textura de cada material, maior trabalhão. Mas quem tem paciência consegue bons resultados. A outra técnica não usa isso, corrige a claridade só na iluminação, dai as texturas não ficam lavadas e as cores aparecem normais no material editor, só que precisa saber muito mais de iluminação pra conseguir bons resultados.
ah, tinha lido sobre isso há um bom tempo atrás mas acabei esquecendo até do nome... mas garanto que não foi isso que aconteceu comigo, que, de qualquer forma, já está tudo resolvido

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 325

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.