Unwrap Mapeamento.>> OK <<

Por: felipenses  

Em: 06/09/2008 15:19

Bom Gente to precisando de uma dica ...Eu gostaria de mapear a porta de um carro pra colocar Adesivos sabem ..aqueles de carros tuning!!. o mapeamento eu sei fazer.. Mas q tipo de imgem eu devo fazer pra colocar os adsivos Sobre a porta sem alterar o Material do carro.. em q canal eu aplico?? Como dessa imagem abaixo ele mapeou o carro e o mapeamento ficou em cima do material ?? como faço isso?? agradeço a todos q ajudarem..flwss
O mapeamento é normal, feito com Unwrap UVW e abrindo a malha na janela de edição pra pintar em cima no photoshop. Na composição do material vc vai colocar um mapa Mask com a máscara para "recortar" a textura em cima do material. Mas não precisa fazer assim, como vai ter a malha aberta no photoshop, vc pode pintar tudo junto, a cor de baixo e os adesivos. Este é um tut legal de unwrap uvw: http://www.3dtotal.com/ffa/tutorials/max/UVW_mapping_an_object/UVW_mapping_an_object1.asp
Doutor Ego
ainda nao entendi direito!!! ajudem gente por favor...flws
Não tem segredo Felipe, o problema é mapear, tem que treinar muito pra aprender a mapear e mesmo assim vai passar o dia todo mapeando um carro. Tendo o mapeamento fica super fácil, vc renderiza o template da malha aberta pelo mapeamento, dai vc vai ter uma imagem com a malha do carro aberta pra usar de referência na pintura no PhotoShop. A partir dai vc tem duas opções, ou pintar tudo de uma vez, o fundo e os adesivos na mesma textura e aplicar no carro, ou então pintar só os adesivos e fazer um mapa de blend para "recortar" os adesivos sobre o material da pintura. Nesta opção vc vai criar um material Blend contendo dois materiais dentro dele, um com a pintura e outro com a textura dos adesivos que pintou no PhotoShop. No final vc vai colocar o mapa de Blend no slot Amount do material Blend pra fazer a mesclagem, esse é o mapa preto e branco com o recorte dos adesivos que pintou no PhotoShop.
Doutor Ego
Marcos valeu pela paciencia cara.... OBS: Mental Ray to Usando!! Bem como eu falei é só a porta... Agora cria um Blend um com o material do carro e outro com a textura ja passada no PS isso? Essa parte nao entendi ate !! Nesta opção vc vai criar um material Blend contendo dois materiais dentro dele, um com a pintura e outro com a textura dos adesivos que pintou no PhotoShop. No final vc vai colocar o mapa de Blend no slot Amount do material Blend pra fazer a mesclagem, esse é o mapa preto e branco com o recorte dos adesivos que pintou no PhotoShop Esssa imagem é o mapeamento da porta!! Mais uma coisa !! ao passar no Ps q formato salvo a imagem??? por q se salvar em TGA o fundo fica Preto , e JPEG fica branco.... e para aplicar esse material da imagem é so arrastar num material vazio? Veja o q esta errado!! Se puder continuar dando esse Help ai Fico Grato..flwss
Como vc tirou essa imagem do mapeamento da porta? Deu um print screen? Ai não serve. Tem que renderizar o template da malha no unwrap uvw, fica no menu tools. Ai ele vai fazer a imagem justinha do mapeamento pra cair certo no objeto quando aplicar. Dando print screen não fica certinho. Dai vc abre essa imagem no photoshop e pinta os seus adesivos onde quiser, salva ela como TGA 24 bits, pra não ir com fundo alpha. O segundo passo é pegar essa imagem que pintou os adesivos e fazer uma versão preto e branco dela. Onde tiver adesivos vc deixa branco, o resto deixa tudo preto. Pronto, vc tem as duas imagens que precisa pra compor o material. Ai vc faz isso ai que mostrou na imagem, coloca o car paint no primeiro slot do blend e o material com a pintura dos adesivos no segundo slot do blend. Em baixo dele tem o slot Mask, nele vc coloca a imagem preto e branco dos adesivos pra recortar o material dos adesivos e mostrar o car paint que está por baixo. Pegou?
Vou fazer mais unsteste aqui então!!! a Imagem eu renderizei mesmo nao fui print Screen.
Oi Felipe, se vc não conseguir, coloca essa porta no rapidshare e posta o link aqui. Eu baixo e faço o exemplo pra vc ver.
É nao consegui fazer :( O link é esse.. http://rapidshare.com/files/143632535/Porta.rar.html se puder me fazer esse favor..Grato Vlwss Gente
Marcola, usando o composite (ou composição) do mental ray é também possível?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 476

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.