Arch & Design não lê canal alpha do tiff ?

Por: Danilo Carlos  

Em: 26/10/2008 23:49

Pessoal! É ótimo criar mapas no formato tiff com o canal alpha! Gosto da possibilidade de o 3ds max enxergar o canal alpha como uma máscara e poder controlar a cor do background da textura sem precisar editar a imagem! Basta mudar o diffuse do material! Agora, desejando evoluir e sair dos materiais padrões do 3ds max, acabo encontrando essa "surpresa" desagradável. Ao usar mapas tiff no diffuse, a parte que deveria ser escondida através no alpha não some! Tem alguma opção para fazer o Arch & Design reconhecer o canal alpha do tiff? ou eu teria que resolver esse problema com o mapa mask? É tão mais simples fazer "decalques" com tiff +alpha... Abração!
Ola danilo! Reconhece sim cara. Voce precisa colocar a textura no canal cutout do material. E no mapa bitmap voce precisa marcar pra interagir com o alpha, na verdade o que mudou foi que não é no canal opacity e sim no cutout. Na ficha advanced tem tambem o "propagates alpha...." que serve pra dar transparencia no alpha quando voce salva o render em tga ou tif, tipo para os vidros, saca? Abraço
Opaaa!!!! Aprendi mais uma coisa interessante! ...mas ainda ñ é o que eu queria. Me parece que você me deu três soluções para meu problema: -Pôr uma textura no cutout - o mapa grayscale equivalente ao alpha que salvo dentro do tiff; -Marcar o "interagir com o alpha" no bitmap e; -Usar o propagates alpha no rollout advanced. Usar o propagates alpha não deu resultado algum..., ñ sei o q eu teria feito de errado, afinal essa opção ñ tá lá a toa. Marcar interagir com o alpha - achei essa dica meio estranha, já que nunca prestar atenção à este detalhe para que pudesse fazer meus MAPAS transparentes. E mesmo assim, ñ achei nada que se aproximasse com "interagir com alpha". O mais próximo que achei foram as caixas "Mono Channel Output", "RGB Channel Output", "Alpha Source" e a caixa "Premultiplied Alpha", que não são muito auto-explicativas... Usar o cutout - a dica que realmente deu diferença. Mas não era o que eu queria. No meu caso, O MATERIAL TEM QUE FICAR OPACO, MAS O QUE FICA TRANSPARENTE É APENAS A TEXTURA! Nem sei c vc já trabalhou assim, mas o mérito de usar os alphas do próprio tiff é o fato de que você pode colocar no canal bitmap um mapa bitmap ou um mapa composite com vários outras mapas bitmaps com outras texturas tiffs. Pôr uma sobre a outra (exatamente como você faz com layers no Photoshop, com áreas transparentes que lhe permite enxergar a imagem de baixo) e ainda pode controlar a cor do background de seus mapas dentro do próprio 3ds max. Mesmo com a caixa do bitmap já marcada e com um mapa dentro, ainda faz difereça você mudar a cor do diffuse, pois ela fica de background do mapa. Haaaaa, aposto que vc ñ sabia fazer isso... Veja que a questão não é a transparência do material, mas a transparência da textura. Tudo isso era possível no material standard do 3ds max. Agora, seria possível com o material Arch & Design? Para resolver meu problema, eu já consegui desenvolver um método alternativo usando o mapa mask dentro do canal Color do Arch & Design. Mas mesmo assim dá mais trabalho, não funciona tão bem e ainda por cima tenho que criar 2 arquivos de imagem - um para o diffuse e outro grayscale para a transparência do mapa. Quando uso material Standard, eu posso pôr a cor diffuse nos canais rgb do arquivo tiff e pôr o grayscale que fará a transparência dentro do canal alpha do tiff, tudo dentro de apenas um único arquivo tiff. Bom, gostaria de saber se era possível ter essa facilidade toda com o Arch & Design. Abração!
Cara acho que expliquei pela metade e por isso voce não entendeu o que eu quiz dizer. Mas acho que na imagem que estou postando ficou mais claro. Eu coloquei uma textura de arvore que esta em tif em um box ( o material A&D ja é double size automaticamente por isso aparece os dois lados). O mesmo material que eu cooquei no difuse eu coloquei no cutout mas marquei a opção alpha as gray(olha a imagem). Foi isso que eu quis dizer como interagir com alpha. O lance que voce falou que eu não conhecia eu conheço sim eu uso ele para por varios adesivos em um carro, por exemplo. Mas se alem de fazer o recorte do material voce quer que o alpha deixe o material meio tranparente com vai na ficha output e habilita a opção de alpha from RGB intensity. Olha a segunda imagem. "Deixa o propagates alpha" pra outro dia, ehehehe Acho agora nos entenderemos. Abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 665

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.