Mudar as propriedades do material do hair and fur

Por: juanmas  

Em: 12/11/2008 18:23

Olá, tem como eu mudar a cor do hair and fur em vários objetos ao mesmo tempo? Eu criei várias instancias do mesmo objeto, mas no modifier stack o modificador hair and fur não fica instanciado, só a geometria e os demais modificadores. Sei que é possível copiar as propriedades de um objeto no menú "tools" do hair and fur e colar no outro objeto, mas mesmo assim dá muito trabalho. Provavelmente tem como fazer por maxscript mas ainda sou leigo nesse assunto.
Juan Marcelo A. Silva
com proxy funciona normal
Já tentou colocar um shader do mental ray no menu dele que tem no hair and fur? Ele é pra colocar material do mental ray no hair and fur em vez de usar as cores que vem nele... se vc colocar um material do mental ray, dai vc arrasta o mesmo material pras outras cópias e muda todos rápido...
Obrigado pela ajuda pessoal. É o seguinte Cesar, eu conheço proxy como um objeto lowpoly que pode ser usado para substituir um objeto highpoly em alguns casos pra não pesar nos calculos de dinânima ou na viewport não sei se vc se refere a isso. Infelizmente não entendí como uso proxy pra mudar a cor do hair and fur nos objeto. Em relação ao shader Gago, muito boa a dica, eu testei aquí, dá pra usar efeitos muito bons como translucencia pra fazer grama por exemplo, o único problema que encontrei foi em ajustar separadamente a cor da raíz e da ponta dos fios, já que os materias não dão essa opção. Eu até coloquei um mapa gradiente no diffuse do material mas ele é aplicado a todo o objeto e não aos fios separadamente. Mas de qualquer forma essa dica pode ser útil para muitas outras situações. Uma forma que encontrei depois de vários testes foi aplicar um noise no slot da raíz e outro no slot da ponta e arrastar esses noise como instancia para o Material Editor. Mas fiquei curioso pra entender esse esquema de proxy. Valeu galera, abraços!
Juan Marcelo A. Silva
juanmas: cara oq eu quis dizer com o proxy eh q ele vai manter o hair n fur no objeto e ai as alterações q vc fizer no arquivo original vão ser feitas nele, não no proxy em si mas sim no material dele q deve ser um xref linkado ao arquivo original...deu pra sacar? funciona mais ou menos assim, vc cria o objeto com o hair e aplica o material do jeito q vc quer, ai vc salva esse arquivo, depois vc cria o proxy desse objeto e salva o arquivo com outro nome, ai o proxy vai vir sem material pq ele guarda somente as informações de geometria porém vc pode aplicar um material do tipo Xref nele ai nesse material xref vc indica o caminho do arquivo original (com os materiais e antes de virar proxy) então sempre q vc alterar o material nmo original ele muda em todos os proxies pois a informação do material vem do arquivo original abraço
Beleza, agora entendí Cesar, ótima técnica. Valeu, abraços!! :)
Juan Marcelo A. Silva
faça alguns testes ai qualquer coisa pode perguntar :) abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 520

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.