Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leoaks   Brasil - MG
arq.andreis   caxias - AC
Millow   São Paulo - AC
cicero andre   rio de janeiro
Weverson M   Guarapari - ES

Portfólios Ver Mais

ThiagoNess   Fortaleza, Terra - CE
DANUBIO   FORTALEZA-CE - CE
Vincius   Salvador - BA
Dan Armstrong   Brasil - PB

Rugas

Por: xtama  

Em: 23/01/2004 09:19

Pessoal, sou novo por aqui e também novo em 3D. Trabalho na área grafica a mais de 10 anos. Domino photoshop e outros programas gráficos e agora estou aprendendo 3D. Dúvida: Monto uma esfera no 3D e quero distorce-la, achatando-a para baixo. Faço isso com facilidade usando a ferramenta de proporção. Porém, gostaria que, ao achatar, a esfera ficasse com rugas, como se eu estivesse amassando um esfera de massinha. Como posso fazer isso? Existe algum plugin que permita estas distorções na esfera? Agradeço desde já Xtama
A parte onde vc diz "rugas" eu não entendi, pois deformação do tipo "massinha" para mim não se parecem com rugas e sim com ondulações ou depressões de vários tamanhos e profundidades diferentes, sendo assim para vc dar o efeito de "massinha" ao deformar a sua esfera clique em soft selection configure a área de atuação e a intensidade da sua "puxada" de vértices. Alguns ajustes aqui e ali e vc terá uma bola de massinha. Texturizando ela com um material fosco e opaco fica mais parecida ainda. Espero ter ajudado com o pouco que sei (e aprendi aqui). Abraços e bem-vindo :)
"Flavio Marcelo" disse: A parte onde vc diz "rugas" eu não entendi, pois deformação do tipo "massinha" para mim não se parecem com rugas e sim com ondulações ou depressões de vários tamanhos e profundidades diferentes, sendo assim para vc dar o efeito de "massinha" ao deformar a sua esfera clique em soft selection configure a área de atuação e a intensidade da sua "puxada" de vértices. Alguns ajustes aqui e ali e vc terá uma bola de massinha. Texturizando ela com um material fosco e opaco fica mais parecida ainda. Espero ter ajudado com o pouco que sei (e aprendi aqui). Abraços e bem-vindo :)
Obrigafo Flavio... vou dar uma olhada e ver o que consigo. Comprei um curso da virtus... conhece? Totalmente em português. Muito bom! Em poucas aulas já deu para entender como o 3D pensa. Obrigado novamente pela ajuda!
Ae, xtama.... Bem vindo!!! :D O curso da Virtus é bem legal. Dá um apanhado geral básico bem explicado do programa. É uma boa alternativa para quem está começando. Valews :!:
ói nóis aí trá-veis
Oi Xtama, tudo bem? É bem simples dependendo do grau de realismo que deseja, pode usar simplesmente um Modify Noise e animar a distorção dele para ondular toda a malha da esfera quando ela cair. Leia o tutorial Modify 1 na Três D1 onde explico sobre o uso do Noise entre outro modificadores bem interessantes para animações simples. Abraços
Só depois, em casa, é que lembrei que pode também usar o modificador Noise (como o André citou). Acho que se fizer com o soft selection dá para fazer bons bonecos e outros objetos imitando massinha. Vale a pena tentar. Os cursos da Virtus eu já ouvi falar sim e já ouvi falar tb do curso da Cadritech. Este, além dos cds de vídeo tutoriais vem tb com um livro de 400 páginas (pelo menos é o que diz no anúncio). Acho que vale a pena dar uma olhada tb. Abrcs a todos.
Oi Flávio, tudo bem? Ele poderia usar o Soft Selection para modelar o objeto no estilo de massinha, mas para animar seria inviável, seria muito trabalhoso, teria que animar os vértices, nesse caso então seria melhor tirar cópias do objeto e modelar com o Soft Selection as etapas do "amassar" na animação para depois morphar, ai teria total controle e seria muito menos trabalhoso para fazer. Abraços
Legal, no caso da modelagem com soft selection seria apenas para imagens paradas (still), ok?
Olá pessoal. Caso estivesse mexendo com animação, eu faria com Morph Targets. Assim teria controle total sobre a animação e a intensidade das rugas. :) Abraços,
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Oi Flavio Marcelo, tudo bem? É como eu e o Filipe falamos, por exemplo, você tem uma bolinha que cai no chão e se achata, como fazer? Pega uma esfera, transforma em Poly e tira uma cópia dela, nessa cópia você pode achatar ela usando o Soft Selection, pode até tirar mais de uma cópia e fazer várias etapas do achatamento. Ai você tem diversas esferas com os amassados que deseja fazer durante a animação, então aplica um Modify Morph e depois usa cada esfera como Morph Target, animando os valores de Morph Target vai passando a forma daquela Target para a esfera original, ficando bem fácil de animar. Agora imagine se fosse ligar o AutoKey para ir movendo os vértices usando Soft Selection durante a animação, animando direto na mão os vértices, seria muito mais difícil e teria muito menos controle. O Morph é muito interessante, e com a adição do Modify Vertex WWeld além de interessante ele passou a ser útil e bom também, a única restrição é que só morpha objetos com o mesmo número de vértices. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707695.

Total de membros registrados: 135303

Últimos membros registrados: bdsantha, Faith, Lukasmiranda00, ViniBoy777, MBS, Rinte1943, sc900dumps, Harrysapgar.

Usuário(s) on-line na última hora: 622, sendo 25 membro(s) e 597 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, emersonforentin, Faith, look, Lukasmiranda00, Sergio1987, gola31, Juarez, Hot, gilson antunes, Ronaldo Junior, Lucas Reis, Thiago, Eng Damasceno, Le_Andro, Starter, TadeuB79, Thiago Couto, Daniel Monteiro, mastermax, Roberto Movanni, bdsantha, Fernando Cunha, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.