algum tuto pra animação de água?

Por: Julio Cezar Ferreira  

Em: 22/12/2008 14:32

eae galera!! estou a procura de qualuer tuto sobre animação de água,sei que água é o objeto mais dificil pra ser modelado,queria saber qual é o esquema de textura de água na malha,eu uso a textura normal do 3d "water",mas não é uma coisa perfeita,queria saber se vcs colocam algo mais nela uma imagem bitmap de água sei la.Eu renderizo em MR. Obrigado desde ja pessoal!! falouuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!
Daê pessoal!!Quero agradecer pelos tutoriais,são muito bons!!!Falou
e ai amigo, Normalmente, quando se vai animar a água não se modela ela. Existe programas que simulam as propriedades fisicas da água, Real Flow é um dos mais famosos e também tem o Glue3D, mas vc consegue simular liquidos nos proprios programas, no software livre Blender tem uma ferramenta para simular liquido, ja no max vc cria particulas e depois aplica a opção MetaParticle, ele uni as particulas, mas ele não é uma boa opção pela qualidade. Se você for fazer uma imagem parada você pode modelar o líquido, mas se for animar, eu sugiro que use o Real Flow que é muito bom e fácil de aprender coisas simples.
valeu cara!!! vou dar uma pesquisada nisso abraço.
Daê pessoal!!Quero agradecer pelos tutoriais,são muito bons!!!Falou
Cara, normalmente, eu crio um plano com muitos seguimentos e aplico um noise no bamp (animado), um raytrace no reflection e o modificador wave (animado) no plano. Fica legal.
Também vou na do itamar. Faço a mesma coisa só que com box e uso a àgua do mental ray.
Tambem faço a mesma coisa. Mas sem o wave só animo o mapa noise do bump. Abraço
cara o shader ocean (lume) e os promaterial de agua jah tem movimento automaticamente e produzem um resultado bem realista abraço
Julio, água realmente é algo que requer um planejamento extra. Qualquer que seja a animação que vc vai fazer vc tem que planeja muito bem antes. Por exemplo, se vc tem um personagem, esse personagem só aparece de sapato, bom nesse caso é obvio que vc não vai modelar os pés e os dedos. Bom se vc não modela os pés e os dedos vc não vai fazer um rig no sapato igual ao que faria no pé, vc não precisa 5 dedos, vc pode colocar apenas 1. Isso é um processo de planejamento e otimização. No 3d tudo é assim, e em uma animação com água mais ainda. Mais um exemplo, vc tem um barco no oceano, esse oceano esta bem revolto, vc tem no seu planejamento que vc vai ter 2 cenas desse barco vistas de fora dele, uma com um plano bem aberto e outra com o plano bem fechado. Quando vc for fazer o plano aberto, a camera vai estar longe então não precisa muitos detalhes, como espirros de água, e espumas mais realistas, vc pode fazer tudo isso com bitmaps. Quando for fazer o plano fechado, ai vc faz tudo isso em um arquivo novo, e ao invez de fazer um oceano gigante, vc faz ele bem menor, o suficiente pra fechar a sua área de camera, e ai vc coloca detalhamentos, como os espirros, as espumas, o que for preciso. Esse tipo de coisa agiliza o processo e reduz dores de cabeça. Como ja falaram o real flow é ótimo para simulações complexas envolvendo água. Mas não creia que (seguindo o exemplo do barco) vai ser só criar a malha do oceno, colocar o barco e achar que tudo vai sair perfeito automaticamente. Vc vai ter que usar outros emissores de particulas, aloca-los manualmente e simular muitas coisas de maneira mais "mentirosa", só assim é que vai ficar bom, e tb muito mais fácil de controlar. Pq diferente da natureza, aqui nos temos que ter controle geral de tudo. Outra coisa realmente dificil de animar, e que nessas horas nem o real fow ajuda muito, são ondas, ondas na praia, não em alto mar. Imagina animar um surfista pegando onda. Nesse caso, a melhor maneira é criar um sistema de rigging pra onda, só que isso, é difícil pra caramba. A algum tempo atraz logo após eu ter assistido o filme ta dando onda (the surfs up) eu tentei fazer isso, troquei muitas ideias com o Thunndro (que trabalha na globo) e consegui chegar perto do resultado do filme, perto, mas não funcionou como o sistema deles. Pra vc entender o que estou falando, vai na locadora e pega esse filme e assiste o making of, vc vai entender muito melhor o processo e a maneira de fazer e compor cenas com água. Eu tenho um making of em pdf desse filme, vou ver se consigo publicar pra vcs baixarem.
seria uma otima colaboração tiagao abraço
Achei o link do pdf com o making of do filme ta dando onda: http://www.imageworks.com/ipax/docs/Siggraph2007SurfsUpCourseNotes.pdf Foi algo assim que eu tentei fazer no max, deu 90% certo, mas teve alguns bugs que nao consegui resolver e que atrapalhariam um pouco em algumas situações.

Faça o login para poder comentar

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.