Oi Rgfclaro, tudo bem?
Esse é um papo bem longo e cheio de pormenores.
Só quero deixar claro que no Max 4.2 o Edit Mesh é muito melhor para trabalhar, e nas versões anteriores só tem Edit Mesh.
O Edit Poly é um upgrade do Edit Mesh, mas só funciona direito mesmo no Max 5, no 4x tem tantas limitações que fica inviável.
Como o Filipe já disse aqui uma vez, Mesh é a malha 3D, tem duas formas de editar ela, com Edit Mesh e com Edit Poly, são penas formas diferentes de editar a mesma malha.
O Poly é melhor para trabalhar a partir do Max 5, mas sem conhecer bem Edit Mesh nunca vai entender bem Edit Poly e nunca vai conseguir tirar o devido proveito dele, porque na base é tudo da forma como acontece no Edit Mesh.
Tem um tópico que a gente falou bastante sobre isso e eu mostro exemplos da diferença entre Mesh e Poly.
Olha a parte que dou alguns exemplos aqui:
Sinto muito mas você está enganado nesse caso, a afirmação que o Slice Plane atua somente nas Edges que formam o polígono e o Mesh atua em tudo não procede, por isso que falo sempre aqui que é muito importante conhecer bem Edit Mesh antes de Edit Poly para entender a base do sistema e poder realmente usar com desenvoltura todos os recursos, não basta saber o que um botão faz, tem que saber o porque faz daquela forma, e só conhecendo Poly fica sem saber porque muitas coisas acontecem, você iniciou no Max 4.2 e foi logo para o 5 direto em Poly, todo mundo que iniciou com versões mais novas vai ter esse problema, e do Max 5 para cima vai ser pior ainda, porque vão direto em Poly sem conhecer o que veio primeiro que é Mesh, iniciei com o Max na versão 1 e não fiquei nem uma semana sem usar o programa até hoje na versão 5, antes não tinha nada disso.
Eu fiz umas imagens para exemplificar o que vou tentar explicar, assim creio que você e também os mais novatos vão entender perfeitamente a diferença.
Tanto em Mesh como em Poly o Slice Plane atua da mesma forma como disse na primeira mensagem, o Slice Plane é o mesmo nos dois sistemas, a forma como as Edges são tratadas que é diferente em cada sistema.
Vc disse que o Slice Plane no Poly atua só sobre as Edges do objeto porque não conheceu bem Mesh, tem Edges ali no objeto Poly que você não está vendo porque Poly é uma ilusão, na verdade só existe Mesh, e o Slice Plane vai atuar sobre essas Edges que você não está vendo também, mas a forma como ela será tratada depois do corte dá a impressão que não tinha nenhuma Edge ali, no Mesh não, vc vê essa Edge invisível e sabe que ela foi cortada, tem até que arrumar para ficar bom e poder continuar a modelagem.
Veja as imagens:
Aqui o objeto Mesh em vermelho sem corte e com as Edges invisíveis a mostra, são as Edges tracejadas.
Aqui o objeto Poly em Azul sem corte e com essas Edges invisíveis a mostra, são as Edges tracejadas, são idênticas ao Mesh, geralmente quem inicia em Poly nem sabe que tem essas Edges ali e por isso não conseguem um alto grau de detalhamento no modelo ou apanham muito para isso, elas são muito importantes.
Nessa imagem eu cortei com o Slice Plane o objeto Mesh, veja que as Edges invisíveis foram cortadas e por conta disso um vértice foi criado na intersecção entre elas, as Edges permanecem no mesmo lugar, apenas foram cortadas. Só que não existe polígono quadrado no Max, só triangular, por isso que é criado uma segunda Edge para poder gerar os triângulos necessários para formar a nova face depois do corte, por isso que Poly é uma ilusão no Mesh.
Nessa outra imagem eu cortei o objeto Poly da mesma forma com Slice Plane, veja que se tem Edges invisíveis no meio do polígono elas também são cortadas, portanto o Slice Plane atua sobre tudo da mesma forma que no Mesh, se não cortar a Edge invisível ficaria um defeito na face, a diferença é o tratamento, em Poly o Max modifica a posição das Edges invisíveis cortadas de forma que não perceba que elas estavam ali, é muito bom, ajuda muito na modelagem facilitando o trabalho, mas se achar que não tem nada ali quando precisar de um detalhe que dependa dessa Edge invisível não vai lembrar de usar. Quando der algum problema na malha e não conseguir resolver não vai lembrar que é a Edge que está ali.
Assim ficou simples de perceber a diferença entre os dois sistemas, a diferença é no desenho do Mesh e não nos comandos, como disse na primeira mensagem.
Sobre o Quick Slice, ele é muito melhor do que o Slice Plane porque faz tudo que o Slice Plane faz e mais facilmente, você apenas define o Plane de corte com dois cliques de mouse, da mesma forma pode ver em tempo real onde vai se dar o corte, como mostra a imagem abaixo, e pode facilmente colocar em qualquer ângulo de corte, já no Slice Plane tem que rotacionar o plano de corte.
Dando o primeiro clique de mouse na viewport com o Quick Slice aparece o corte em tempo real em todas as partes que ele tiver pegando, dando o segundo clique o corte é feito. Se quiser um corte reto como o Slice Plane é só dar um duplo clique na viewport no local onde deseja o corte!!!
Veja um exemplo:
Abraços