Problemas com mapeamento

Por: coppi3d  

Em: 26/02/2009 22:43

Galera! estou modelando um beija-flor para uma cena que estou elaborando, o problema é: O MEU MAPEAMENTO FICA UMA PORCARIA. alguem tem alguma sugestão de como posso melhorar o mapeamento, achei que o meu mapeamento fica complicado. queria que ele separece melhor. o que eu faço? estou usando unwrap UVW / depois, mapping / flating mapping abraço! ah! ai vai uma imagem pra vocês verem a bagunça.
Se quiser continuar com o Flating, vc vai ter que organizar a uv antes de exportar., costurando os pedaços. Vc pode também separar a malha por IDs,e ir abrindo a malha por partes. Procura por tutoriais aqui na 3D1. Tem alguns explicado a usar o unwrap. Lembre-se que a UV exportada servirá de base para vc criar a textura personalizada para aquele objeto. Logo, o processo de abertura de malha deve ficar bem feito. Aplique um mapa Checker no objeto para vc ir ajustando a UV. Os quadradinhos do Checker devem ficar com o mesmo tamanho e o mais quadrado possível. Assim, vc saberá se a uV está sendo aberta de forma correta ou não, para não deformar a textura. Abraço,
Leandro, muito obrigado brother! vai ser de grande ajuda a sua dica! fico feliz em poder compartilhar duvidas com pessoas que intendem tanto do assunto ja que aqui na minha cidade é precaria a area de 3D. abraço.
Cara, o flating é um modo automático, não tem precisão. Sinceramente acho ele uma bela porcaria exatamente por deixar a malha esse bagunça. Abrir a malha de um personagem é muito fácil, só que vc tem que ter em mente que assim como a modelagem deve ser bem planejada, o mapeamento tb. Existem programas que fazem quase que um milagre com mapeamentos automáticos, mas sinceramente, vc tem que saber fazer antes de querer cortar caminho. Assim se um dia vc se deparar com um problema vai saber resolver. O ideal é vc cortar a malha do jeito que jugar melhor e fazer um pelt map, depois é só usar o relax para deixar a malha certinha. Aqui te um video tuto ótimo e simples, pra vc entender como se faz usando pelt map http://www.3dlessons.com/tutorials/Model-Unwrap-Pelt-Map-Rocks-3D-Max-Tutorial-12265.html
tiago, muito obg brother! vou tentar usar esta tecninca! Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 944

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.