Mapeamento de uma corda [AJUDA]...

Por: Dudusin  

Em: 27/02/2009 00:29

Fala galera, estou a maper essa corda para fazer esse poço, mas o mapeamento fica assim, como na imagem (1)... Vou ter que remendar cada pedaço da corda, ou tem uma outra técnica melhor para esse tipo de objeto? Agora no mapeamento do poço, imagem (2), foi tudo de boa, só na hora da texturização que não consegui remendar a parte de cima do poço, seguindo a linha de preta da parte de baixo (onde estão as linhas vermelhas que coloquei, era para ser continuação) como fazer essa textura? Desculpem as perguntas de principiante (é que sou um principiante hehehehe). Fico até com vergonha de postar esse tipo de dúvida, visto que só tem profissional aqui, mas se puderem me ajudar, serei grato.
Bom dia amigo. a corda você poderia dividir em iDs. a parde de cima enrolada um ID e a parte estica outro ID e depois aplicar um UVWMap. tem um otimo tutorial aqui sobre issso! http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15255 abraços.
Se você fizer a corda com Loft ela já estará mapeada. Marco.
Marco.
Brother do poço, tenta usar um UVW Mapping, e vê qual opção la fica melhor pra ti: BOX, FACE, SPHERICAL mais acho tbm que você deveria de dar uma passada na parte de tutoriais sobre texturização, tem muito material. abraço
olá Dudusin, se vc quer mapear a corda com o unwrap UVW abra o + e selecione por face, aí vc seleciona todas as faces doa corda que esta esticada e faça escolha mapeamento cilindrico. clique em edite com a opção escala arranje a proporção de comprimento por largura. depois selecione os poligonos da corda enrrolada e faça o mesmo. porem acho que neste eu usaria o mapeamento UVWmap com a opção cilindro, selecionando os poligonos e aplicando o mapeamento. abraços.
Vc pode também mapear a corta esticada e depois enrolar ela com o Path Deform... Abraço,
Aê galera, brigadão a todos que ajudaram aê, só tive tempo de agradecer hoje... Mas Leandro Oliveira, fala um pouco mais sobre o Path Deform, foi o que mais me interessou (mapeá-la reta, e depois enrolá-la). Aproveitando a brecha, qual é o melhor plugin para facilitar na hora do mapeamento? Já vi váriospor aí, mas qual é o TOP? Vejo que modelagem é uma coisa que tem que se estudar muito, porque tem várias formas de se chegar ao mesmo ponto, só que umas bem mais rápidas e fáceis que as outras.
O Path Deform deforma o objeto fazendo com que ele assuma a forma de um caminho (path). Esse caminho é uma Spline. Então, vc faz a forma da corda enrolada com uma spline e a corda vc faz com um cilindo, reto mesmo, e com vários segmentos, se não, ela não enrola. Aí vc aplica o Path Deform no cilindro. No Modificador, tem um botão onde vc escolhe a spline. Abraço,
Bicho, se vc desenhar uma linha e ligar a espessura dela fica com o mapeamento pronto. Não tem trabalho com mapeamento!
Deus é maior!
Bituca, O mapeamento automático, na minha opinião, funciona melhor com um mapa procedural. Por exemplo, na imagem em anexo, apliquei um checker nas duas cordas. A primeira está com tiling 10x10 e, apesar de ser quadradinha, na corda ele espichou. Pra deixar certinho na malha, tive que mudar o tiling para 10x300, ou seja, para aplicar uma textura mesmo, como de uma corda, o melhor é abrir a malha mesmo. No Max 2009 tem um mapeamento via spline. Eu nunca usei mas parece que facilita bastante. Grande abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 778

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.