Tips Mental Ray

Por: Granella  

Em: 23/02/2004 19:45

Olá pessoal!!!! Bom estou ja a um tempo estudando o mental ray e queria compartilhar com a comunidade 3D1 os recusos que estou aprendendo e colhendo info nos diversos foruns ate mesmo no da Discreet que ate pouco tempo nao sabia que tinha tanta coisa legal pra da uma estudada.... Pois bem vamu ao que interessa: Andei vendo por aew um Shader do Mental Ray compilado para o XSI, o DIRTMAP, nao sei se ouviram falar mas é muito bom da pra simular um Fake GI com ele sem o uso do GI ou FR(final gather) do mental ray.... Como o Mental Ray é diversificado nesse softs o mesmo shader serve pra o max ou maya porem o que muda é so a GUI ou seja a interface onde sera setado os parametros pq o shader em si esta contido em um DLL.... Esta iamgem foi renderizada por mim sem o uso de GI ou FR somente o render do mental ray e a ação do DIRTMAP, esta com uma Spot target e um mapa hdri no environment.... Bom irei disponibilizar esta cena e os arquivos do shader pronto para uso...Mas como o proprio nome diz nao é só pra fakear GI ele cria a impressão de que o objeto estaja sujo, olhem mais abaixo o uso dele combinado com outro materiais Scene MAX 6 somente DIRTMAP basta estrair dentro da pasta 3dsmax6 info do site XSI VER O SITE Alguem que entada de programção e queira ver o source dele aqui vai os arquivos completos DIRTMAP FULL+source files and small doc Mais uma coisa tb da pra escrever shader para o mental ray estive vendo super facil fazer a GUI mas as declarações do shader é meio foda :D Imagens do forum do XSI http://www.superbabs.com/images/3d/dirt.jpg http://www.renderart.net/temp/tire_dirtshader.jpg http://www.highend3d.com/artists/si.3d?au=canni21c&im=robo3_2&iid=144 Bom vo ficando por aqui se tiver um pessoalzinho aew interessado em trocar ideias gostaria muito pois assim ficaria muito mais facil a todos do que ficar pulando de forum em forum ate uns que nao entendo po#@@ nenhuma :D heheh Duvidas ou comentarios estou a disposição!!!! Abraços
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
"Granella" disse: pois assim ficaria muito mais facil a todos do que ficar pulando de forum em forum ate uns que nao entendo po#@@ nenhuma :D heheh
é pra isso que serve um forum só para grupos de estudos... pra vc n ter q ficar pulando de forum em forum... mas acho q as pessoas n amadureceram ou nao estao entendendo a ideia. :?
Fala Granella, blz? Brother, ja tinha visto este shader no site evermotion e realmente é muito interessante! Só achei um pouco complicado a instalação dele, ja que meu inglês ainda é na base do embromeixom. :lol: Mas agora está tudo esclarecido. Sempre que tiver novidades, posta ai pra gente! ;) Flw! T+! :joiad:
Olá Granella, também tinha visto um tópico na evermotion sobre isto, realmente é um shader impressionante. Não tinha testado ele ainda, mas vi sua imagem e senti vontade de testar. Gostei bastante e reafirmo, é um shader impressionante, muito diferente dos outros. Estava fazendo aqui alguns testes com ele aplicado ao Blend para fazer a transição entre dois materiais a partir do shader. Muito legal. Parabéns pelos testes! :) Abração!
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Oi Granella, tudo bem? Parabéns de novo pelas informações, realmente você está se superando ultimamente, adorei essa dica deste shader, não tinha visto ele ainda por ser do XSI, não sabia que rodava na boa, queria saber se os outros shaders criados para Maya rodam também no Max, se isso for possível então será uma maravilha porque já tem trocentos shaders para ele. Abração
Aew andre e vleu a todos pelo comentario..... Antes eu nao entrava nesta Evermotiom mas ja que todos falam to dando umas passadas por la tem muita coisa util.....e tem uma galera da 3d1 em peso la :D hahaha Andre como disse la mais a cima independente do soft (somente estes que tem integração com o mental ray (vai me pegar strata blender nao hauhauu) todos os shaders feitos para o mesmo funciona no max o shadrs em si esta dentro de um Dll e nada mais mas aew vem um problema a GUI, a interface para vc setar os parametros este é o problema, pq usuarios do maya, xsi alguns nao desenvolvem a interface para o max ate da pra usar as ja prontas para o soft mas pegue o exemplo do maya tem um shader pra ele chama MR_Subscatter pra fazer SSS muito bom ainda nao testei tem tantos que to perdido se vc pegar a ui dele roda no max mas s valores que é usado no maya são 0,01111 e no max para o efeito dar certo vc tem que usar 1, 2, 3 saca esta diferença de escala, mas se vc tiver o source do shader nada te impede de desenvolver uma interface que muito simples e tem um material la no forum da discreet de como escrever um shader e sua respectiva interface..... Bom falei demais, resumindo teste, pegue o *.MI e coloque dento da pasta do mental ray em INCLUDE e o DLL dentro de shader abra o max e teste só assim pra ver se da certo....Este aew que postei o usuario do XSI fez a gentileza de escrever a interface para o max 6 por isso tem totoal compatibilidade Ate mais
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Oi Granella, tudo bem? Eu estou precisando arrumar mais tempo para poder dar uma navegada na net, participar mais de outros fóruns, porque de um tempo pra cá não estou mais tendo tempo pra nada. Eu sou cadastrado no Evermotion mas faz tempo que não apareço por lá. Curti muito o que disse sobre os shaders, isso é muito legal, mas não é fácil mudar a interface como disse não, é fácil para você que manja de programação, para mim que não manjo nada é um bicho de 7 cabeças, mas tem muita gente que manja e gosta de programação, tenho certeza que em pouco tempo vai começar a chover shaders do Mental Ray para o Max, o Max é o programa 3D mais popular do mundo, em pouco tempo o número de Shaders para ele vai superar em muito o número de Shaders para o Maya. Seria legal você começar a escrever Shaders cara, seria demais, você manja de programação e gosta, só precisa aprender a linguagem de shader do Mental Ray, no Help do Max tem uns exemplo, abre os helps dos shaders que aparece a linha de código deles, acho que você pega fácil. ABração
opa! Reanimando o tópico, eu joguei o dirtmap no diretório 3dmax6 e num apareceu nada. Tem que fazer alguma cousa a mais??
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Olá Alberto! Olha cara o que era pra jogar dentro da pasta do 3dsmax6 era o ZIP que eu tinha disponibilizado e ja estava pronto pra extrair em seus devidos lugares. Agora se baixou o outro arquivo quem vem o source vc deve pegar o dirtmap.dll e colocar dentro da pasta "mentalray/shaders" procure pelo arquivo ditmap.mi e coloque dentro da pasta "mentalray/include" o resto não precisa ser extraido pois são arquivos para o XSI e para o MAYA, o que interessa mesmo são só esses dois.
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Valeu Granella! Eu tava tentando fazer isso, mas apareceu uma mensagem de erro do MR qdo tentava iniciar o max. Amanhã eu vou tentar denovo, se num rolar eu posto aqui a msg de erro. brigado!
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 522

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.