Pergunta boba sobre o mental mill

Por: malcon  

Em: 17/03/2009 19:19

Boa noite. Eu fiquei muito interessado no mental mill, mas a matéria fala que tem o standalone e mostra a interface, então pode usar em outras versões do max? Porque eu não vou migrar para o max 2010 logo que sair e queria usar o mental mill, essa versão standalone pode usar no max 2009?
e eu ainda não entendi direito quais as vantagens que ele oferece... alguém mais avançado no assunto poderia explicar na prático o uso desse recurso que estão implementando.
gullart Bom vamos la: Os shaders (não somente materiais mas tudo pq no mr tudo é shader) são arquivos programados em C e para criar por exemplo um material do tipo Arch&design vai criando uma especie de links que vão chamando recursos de cada shader então por exemplo existe um arquivo principal onde o programador vai declarando quais são as bibliotecas de shader q ele vai utilizar para criar aquele novo shader. O que o mental mill faz e nos possibilitar fazer essa programação de shaders de forma visual, vc tem uma serie de shaders padrão já criados (porém tb programaveis) e atraves de um esquema tipo organograma vc vai linkando os shaders até chegar a um shader que vc precisa material dentro disso é somente a ponta do iceberg pq material é somente um tipo de shader q tb une a propriedade de vários outros shaders... bom acho q deu pra explicar
parece programação orientada a objetos...
humm... mas ai parece que o cara vai ter de conhecer uma "bordoada" de coisas pra utilizar esse recurso, por que por mais que o recurso visual facilite, tem que saber montar, estruturar tudo e conseguir o resultado esperado... talvez a vantagem seja que mais pessoas criem coisas novas e vão sair distribuindo por ai.
gullart: mas vc sempre tem q saber utilizar pra criar algo neh? nao tem como fazer algo do nada, ele facilita muito o trabalho pra criar um shader...e materiais tb pq vc pode usar shaders prontos pra criar materiais... vamos esperar o max 2010 pra ver como vai rolar
Bicho, o que eu vi na matéria é que o mental mill é o que os users do max querem faz tempo. Ele faz composição de shaders e também de materiais, em vez de ficar editando materiais no material editor do max, que é diferente de todos os outros programas e dá o maior trabalho compor materiais grandes. Com o mental mill vc vai compor os materiais e shaders no editor dele, ai vc pode usar esse material no render e também aparece igual na viewport pra vc ter preview em tempo real. E se quiser pegar esse material e botar num game, também funciona e fica igual, é isso que eu entendi. Na mental images tem o PDF ensinando como usar o standalone com o max, olha o link ai http://www.mentalimages.com/fileadmin/user_upload/PDF/01_mm_shader_userguide_3dsMax.pdf Tem pra outros progs ai http://www.mentalimages.com/products/mental-mill/documents.html
Deus é maior!
levei uma "michadinha" do cesarfg... rsss. mas não é o caso da preguiça em aprender... acontece que se o mental é todo feito de shader... e novos shaders podem ser criados... dai vc tem uma infinidade de shaders... que se o cara bobear fica só estudando todos esse monte de shaders e não produz nada rss... os que já tem no mental ray eu só sei usar a metade (ou menos) ... e não tem onde achar senão no help do max... mas meu inglês fica só no book on the table.... dai cansa só de começar a ler o help. E é dificil encontrar que use eles.. cada um conhece um pouco de cada. Tomara que o ANdré faça a continuação do curso do Mental...
Quando sai o max 2010? Não aguento mais esperar! hehe
UERJ
"mental mill artist edition (the free one, the one that is released) is for realtime shading only. mental mill - the professional one, the one that isn't released yet - is the full tool for hard- and software shading, includes a shader debugger, and lots of nice stuff. " tradução:(de um thread do mymentalray.com) mental mill(pros artistas, o que foi lançado) é pra realtime shading somente. mental mill- o programa profissional, o que ainda não foi lançado - é a ferramenta completa pra hard&software shading, inclui um shader debugger(em linguagem C) , e muitas coisas legais. conclusão: Pra quem quiser baixar o mental mill standalone, é pra fazer render realtime na tela somente (não sei se serve pra salvar a textura para jogos), mas não adianta ainda baixar chando que vai fazer seus proprios shaders, pelo mental mill direto que não rola, tem que esperar a integração dele no max 2010!
www.maquetes3d.weebly.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717414.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1192

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.