Tecnica de iluminacao.

Por: AlexandrePaZeto  

Em: 19/03/2009 20:40

Galera entao,modelar ja ate sei um pouco,mais estou querendo saber mais de iluminacao,ja faz uns 3 dias q soh estudo sobre isso,mais ta complicado chegar em um resultado satisfatorio. Por exemplo,tem imagens q vejo o autor falando q gastou 200 lights pra fazer a cena,ai me pergunto se as vezes 1 ou 2 estouram na mesh,imagina 200,ai vc ve a imagem e esta show de bola. Sei q tem a montagem toda do cenario e tudo antes de renderizar no metal ray ou Vray,ja ate achei uns tutoriais explicando melhor a montagem do cenario,ate aki no forum ja achei tb,mais mesmo tentando nao consigo chehar no resulta,ou pelomenos proximo. eu coloco plano em baixo,ai coloco um teapot sobre o plano,ai coloco 1 ou 2 omi,uma de cada lado da cena,configuro la,vou testando,mais nao chega nem proximo dos resultados q vejo aki no forum. Se alguem souber algum tutorial,ou video,coisa do tipo,sobre iluminacao,montagem de cenario,gostaria de ver lol. Vlw galera.
tudo no max (as setagens) de materiais e luzes- que influenciam no render- depende da escala da cena, então uma cena em escala diferente e com luzes iguais geram renders diferentes.quando vc seguir um tutorial, presta atenção nisso, ou procura ver qual a escala usada pra cena.por exemplo, em maquetes o pessoal usa muito cm-inches, mas tem gente que usa a escala normal do max, aí muda tudo, desde as materiais quanto ás luzes, e os renders ficam diferentes. lá nos tutoriais tem falando sobre escala da cena, procura lá, e tem vários de luzes também. Só vou te dizer uma coisinha básica. Estudo iluminação à anos (vários...rsrs)-uso o max desde a versão 2 (dois), e às vezes me enrolo à beça, ainda mais quando mudam tudo (a autodesk por exemplo) do max 9 pro 2009-em que resolveram mudar tudo . mas aí já é outra estória, começa estudando os tutoriais do andré aqui do site. vai por aí...
www.maquetes3d.weebly.com
Boa noite. Faço minhas as palavras do colega Ricardo, iluminação, materiais e render é estudo para anos. Eu estudo isso há 2 anos e ainda não consigo o melhor resultado em todas as vezes, tem cena que não fica tão boa, tem cena que fica melhor. Se você estuda a 3 dias e não conseguiu bom resultado é super normal. Tenta não pular etapas, estude os itens que tem nas luzes, nos materiais, na configuração do render, vai aos poucos.
Muito obrigado pela ajuda,Ricado e maicon,entao eu nao estudo apenas a 3 dias,assim o 3D max em geral eh soh 4 ou 5 dias,mais eu mexia com outro programa 3D,mexia no Blender 3D,pra quem nao conhesce blender eh uma otima ferramenta,mais a modelagem eh muito complicada,porem,a iluminacao no blender eh muito mais facil de se conseguir,mais percebi q o 3d max eh bem melhor,soh olhando a galeria daqui ja percebi que 3D max,tem mais " POTENCIA ",vou deixar aki um dos meus ultimos trabalhos no blender foi essa lamborghine,nem cheguei a termina. E tambem o resultado q consegui ate agora,mexendo no MR. Vlw pela ajuda galera.
Ficou ruim pq vc usou sombra que o mental ray não aceita e está sem skylight e sem fg. Faz a luz com a mr area spot ou mr area omni, bota 0.7 no multipler dela e sombra ray traced shadows. Dai vc bota uma skylight na cena com multipler 0.7 tmb. Dai vc tecla f10 pra entrar no render setup e liga o final gather na aba indirect illumination, muda o diffuse bounce pra 2 e renderiza, vai ficar no estilo da imagem do carro e sem esse noise!
Opa vladis,testei o q vc me falou,fico assim,deixei os samples em 16/64,ajudo bastante na renderizacao,vlw pela dica,estou comecando a entender o MR,pelomenos acho q estou. :D ABS
rsr.. mano.. vai com calma... o mr é muuuuito grande e complexo... mas tb muuuuito poderoso... eu estudo ele a algum tempo e ainda não manjo quase nada.. kkkk... iluminação é quase tudo... se a iluminação não tiver correta... o render não vai sair legal como a gente quer.. e isso ainda me quebra.. mas vamo estudando.. já comprou o cd de mental ray aki do site?... compra ele e o de maquetes... vc vai aprender tudo o que precisa p/ fazer qquer coisa no max...
Entra pro grupo de estudo de iluminação aqui do site também. Iluminar não é apenas saber trabalhar com o renderizador. É uma arte, o que faz com que técnicas tradicionais, como a observância da luz em fotos, seja algo essencial. A maioria dos processos artísticos de CG dependem de conceitos tradicionais que devem ser levados a sério como estudo. Eu encorajo vc a, antes de simular GI, aprender a iluminar Fake. Abraço,
rs.. fik tranquilo mano... eh o Thomé falou.. demora um pouquinho p pegar.. mas depois vai no piloto automático!rs :) sucesso!!!
http://www.joamends.com
Opa galera vlw,em relacao ao CD,vo comprar sim,soh chega uma verba aki eu compro,e sobre o grupo de iluminacao,se for aquele q tem mais de 90 paginas,eu ja estou dando uma olhada la desde ontem,esta ajudando bastante,eu to tranquilo,pretendo trabalhar nessa area. Vlw a ajuda galera,vlw mesmo. Abs :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717414.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1229

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.