Problemas com mr shaders e sistema daylight

Por: cadupuccini  

Em: 25/03/2009 15:34

Bom tarde! É o seguinte, eu tenho um material (standart, arch & design, etc...) e toda vez que coloco no canal diffuse algum shader do mental ray, (car paint shader, metal lume, etc...) com uma luz comum (omni, spot, photometric, etc...) renderiza normalmente, porém com um sistema daylight (mr sun e mr sky) o material fica totalmente branco, o mr sky está configurado de forma correta e o photografic exposure control também, dai quando, excluo o shader do canal diffuse volta ao normal o render. Tem algum tipo de configuração expecifica para trabalhar com daylight e shaders do mental ray? até porque estou utilizando luzes padrões do mr junto com shaders também do mr. segue imagem com shader do mr no canal diffuse de um material arch & design Abraço!
Cara, devia funcionar normalmente. Manda um print do Exposure Control, do material e das configurações do Daylight.. Abraço,
Segue as prints. os materiais estão padrões, nao foi alterado nada, e as luzes tb. Abraço!!
Acontece só quando vc aplica o shader Car Paint no color? Ou com outros shaders também?
Opa! qualquer shader mental ray no canal color, (car paint, metal lume, etc...)
Você está usando errado cara! Não pode colocar o car paint em nenhum slot de cor, ele não é cor, ele é um shader com diversas propriedades de superfície. Ou vc usa o shader car paint que já é um material, ou vc pega o material mental ray e coloca o mapa car paint no slot surface. O metal também não é pra colocar no diffuse, é pra colocar no reflection e só do material standard, não é pra usar com o arch&design, pq o arch&design já tem esse recurso! Acho melhor você esquecer estes shaders e estudar só o arch&design, que faz quase tudo, ai vc vai saber melhor o que pode colocar e o que não pode. Olha o teste ai que fiz com o car paint e daylight. Sem mudar nada nas luzes e no exposure, só coloquei ele no material e renderizei.
Exato! Determinados shaders vc vai usar no Mental Ray Connection do material, pois ali ele substitui as propriedades do material padrão com as do shaders em uso. Abraço,
Certo. Eu entendo bastante de arch e design, só utilizo ele em meus projetos, porém, no meu atual projeto ele não está gerando bons resultados que simulam metal para carros ou para outros tipos de veiculos, como avioes. Eu poderia utilizar apenas o car paint porém ele nao possui canal bump e necessito deste recurso, coisa que o arch & design tem, então neste caso, a melhor forma de fazer este material de metal com um canal bump é com o material Mental Ray e o car paint shader no canal surface dele, ou com algum outro tipo de material como Blend ou Mix que mescla mais de um material. Vlw pela dica Vladis. abraço!
www.cadupuccini.com
Boa tarde. O car paint não tem bump porque lataria de carro é sempre lisa. Mas acho que você consegue um bom material metálico no arch&design sem o car paint. Mas eu lembrei do estudo das frutas que o gago postou e ele fez bump com o car paint, veja o tópico http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=42660
Cepuccini, bota o mapa de bump no ambient/extra light, no specular color 1 e no specular color 2, que dai dá um efeito de bump.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 374

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.