Material emissor de luz

Por: diogodas  

Em: 13/04/2009 04:28

Boa noite pessoal, tenho uma duvida que já vi varias vezes aqui no fórum mas nunca ninguém teve uma resposta concreta, ou alguém que ensina-se como proceder corretamente, gostaria de saber como fazer um objeto iluminar a cena e emitir photons já tentei o lightmesh mas não funcionou, comigo pelo menos não, gostaria de saber se alguém poderia tirar essa minha duvida, desde já obrigado pessoal
Nada à declarar
Se vc estiver usando o mental ray, faz um material Mental Ray e coloca no Surface um glow, dai é só setar o glow, coloca a cor de luz que vc quer, a intensidade do brilho no Brightness (a intensidade depende da escala da sua cena), tem outras configurações também, mas se for só criar um material que emita luz (tipo uma lampada fluorescente), é só isso ai mesmo. Pro efeito ficar mais realista tem que usar o glare! Aqui na 3d1 tem uns tutoriais muito bons de glare. Ah sim! Se vc for usar para iluminar a cena, tem que usar final gather também, se ele não estiver ligado, a luz não vai ricochetear nos objetos e iluminar a cena, mas para iluminar deste jeito, exige uma configuração de FG muito alta, senão, não fica bom...
Crio, logo existo!
Obrigado Hullian, mas eu queria saber como um material gera luz tipo um monitor iluminando a cena, pois o glow deixa o objeto branco se eu não me engano.
Nada à declarar
Não compensa iluminar uma cena com um monitor, exige muito do FG e normalmente necessita-se de um valor alto de brightness, o q acaba estourando a textura, deixando-a branca, como vc disse... Talvez com as configurações certas de exposure, dê pra fazer, mas ainda acho melhor usar uma Omni light ou uma sky light para auxiliar com a iluminação indireta, usando o efeito de glow apenas para criar a impressão de que é o monitor q ilumina a cena.
Crio, logo existo!
Diogo, É só colocar a textura que aparece no monitor no slot de mapas do Glow. Ele vai emitir luz baseada na imagem. E o Glow não gera só luz branca, gera a cor que vc quiser. Coloca a imagem no slot Brightness. Testa também nos outros slots: Diffuse e Surface do Glow. Abraço,
Obrigado mesmo pela ajuda de vocês por isso que amo esse forum, vlw Leandro Oliveira pela ajuda não tinha pensado nisso uma coisa tão simples, e eu aqui me matando para fazer.
Nada à declarar
otima dica essa heim leandro, tb nao sabia disso....alias nunca tinha pensado nisso hehehe o mental ray é incrivel por causa disso, sao tantas possibildiades de config de shader q as vezes agente nao pensa no obvio abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1092

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.