como renderizar somente alguns objetos

Por: BluesmanJF  

Em: 23/04/2009 14:37

Gente. Tenho uma cena para renderizar, onde tem muitas árvores e como preciso fazer um render em alta resolução, o max ta sentando e não aguenta. Dai, queria saber se tem como eu renderizar somente a cena e depois as árvores para fazer a composição. Mas dai vcs vao falar "po cara.. renderizar tudo separado, salva como png e pronto". Mas dai as árvores vém inteiras. Eu queria saber se tem como renderizar so o que seria visto, tipo: se tem uma árvore atrás de um poste, eu gostaria que no render aparecesse só a pontinha que é visível, pois, dai na composição, encaixaria tudo perfeitamente. Quando usei recursos de "atmosphere" tipo o velho hairfx, ele fazia isso , mas como fazer com objetos? Pelo id é complicado, pois existem muitas árvores. Alguem tem alguma sugestão? Obrigado.
Eu faço assim: com o Manager Scene State, crio um passo com as árvores e outros objetos que porventura estejam na frente delas. Nesses objetos, aplico um material Matte/Shadow preto, sem AO, sem receber sombra nenhuma, só pra somar o canal alpha nas árvores. Se for pra impressão, salva em TIF e não esquece de habilitar no setup do tif o canal alpha. Se não quiser usar o Manage Scene State, cria um outro arquivo só pra isso. Abraço,
Hum ta... dai o alfa eu consigo montar uma máscara separar o que preciso né?
A máscara será gerada pelo alpha que ficará no arquivo. No PS, é só selecionar o canal alpha e apagar o fundo, deixando só as árvores.
hmm, pela dica leandro, agora eu faço assim, nao sei se seria mais rapido ou mas demorado, mas ao meu vr, eh um pouco mais simples. Aplico o Matte/Shadow "nao precisa mexe em nenhuma config" nas arvores e renderizo a cena e salvo em PNG. dai eu aplico as texturas da arvores novamente, ai eu seleciono as arvores e oculto elas, ai eu seleciono todos os objetos q sobraram "ctrl + A" ai aplico o matte/shadow e dai eu desoculto as arvores e renderizo e salvo em PNG, dai eu vou no Photoshop e ponho uma camada sobre a outra. pelo menos pra mim isso seria mais rapido. espero tr ajudado
É por aí mesmo, weikman. Só salvaria em Tif ao invés de PNG por uma questão de qualidade. Se fosse pra animação, salvaria em TGA. Abração,
blz gente... valeu a dica... vou tentar hj à noite. Tem vários objetos que acho que vou precisar fazer isso, porque ta pesado mesmo. Obrigado por responderem.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 384

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.