Problemas com a criação de material metálico

Por: adr.rocha  

Em: 02/05/2009 18:40

Pessoal... Eu adoro este mundo 3D e estou começando a usar o Max 2009. Só tenho uma dúvida sobre o uso do programa... O problema é que esta dúvida está dividida em 458.378 tópicos. :-P Brincadeiras à parte... a dúvida deste momento é que não consigo criar um material para metal escovado (com um pouco de brilho!). Preciso de um tutorial para cego, surdo e tonto!!! Agradeço antecipadamente :D Aliás... o site é muito legal !!! Parabéns a todos!!!!
Oi adr.rocha! Tudo bom? Primeiro de tudo, bem-vindo ao fórum! Espero que participe e colabore bastante com a gente! :D Se você estiver usando o Scanline (render padrão do 3ds max), vai ser muito difícil criar um material de metal escovado, pois ele não tem recursos de reflexo borrado, mas você pode simular, como mostra nesse tutorial: http://www.3dtotal.com/team/Tutorials/brushedmet/asberg_bmetal_01.asp Agora se você estiver usando renders como Mental Ray ou Vray é super mole. No MR, por exemplo, você tem o Arch&Design, onde um dos presets é um metal escovado; ou ainda os promaterials, presente a partir do max 2009, como é seu caso. Mas, como eu sempre digo, criação de materiais é uma arte. Se quiser um material só seu, precisa saber criar e, para isso, é preciso estudá-los. Os tutoriais da 3d1, que estão naquele botão no menu, são ótimos! Lá tem de tudo, inclusive texturização. Feito para cego, surdo e mudo. hehehehe :D Além disso, você pode entrar na seção de materiais da 3d1 e dar uma pesquisada: Link de materiais: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13942 Link de materiais para Mental Ray: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=43005 Espero ter ajudado. Abraços.