corte no Vidro do Carro

Por: guilhermepaviani  

Em: 23/05/2009 19:20

Pessoal preciso de uma ajudinha aqui. Comecei a modelar esse carango. e nao estou conseguindo resolver esse problema. fiz o corte do vidro, o vidro em ci fica quadradinho beleza.Porem a lataria esta ficando muito arredondado. que tipo de corte eu devo fazer na malha para ficar certinho? segue a imagem em anexo para analise. Desde já agradeço.
da um chafrer pequeno na vertex
Bono Hewson © 2007/08
eu ja dei um chafrer mais mesmo assim ele continua arredondando tudo aquilo. =( o chafrer nao resolveu. mais vlw pela dica.
Guilherme Paviani | Legião Filmes
guilhermepaviani, blz grande? Então, nosso amigo bhewson, está certo cara... vc tem que dar um pequeno chamfer no vertex daquela quina para deixar menos arredondada. Segue um mini-micro tutorial... :D Imagem 1 - Fiz uma situação semelhante com o que vc ta passando. Imagem 2 - Perceba que ao aplicar o smooth, fica extremamente arredondado. Imagem 3 - No sub-object vertex, vamos selecionar o(s) vértice(s) das quinas a serem "chamfradas" e aplicar um pequeno chamfer (nos vértices mesmo). Imagem 4 - Vamos unir aqueles vértices que foram criados a mais com os que já tínhamos. Veja como ficou... Imagem 5 - Nós que trabalhamos com max sabemos que devemos evitar ao máximo os triângulos e também os NGons (polígonos de 5 ou mais lados), então vamos entrar no sub-object edge e selecionar os edges criados pelos chamfers e conectá-los conforme esta figura. resolvemos em parte o problema, pois agora criamos um grande polígono de 6 lados. Imagem 6 - Então vamos conectar os vertez criados com os vertez das pontas desse grande polígono.. Veja como fica.. Imagem 7 - Agora poderemos voltar a aplicar o smooth sem medo da suavização nesse local... Esta é uma forma correta de controlar a suavização sem deixar vários NGons novos na nossa malha... Espero que tenha entendido. Qualquer dúvida dá um grito aí! Vc ta no meu MSN tmb.. pode dar um toque por lá. Grande abraço.
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
hahaha caramba hein.. eu sabia mais nao sabia hehehe =)) me ajudou mto rsrs vlwzao rsrs te amo hduasdusahdusa =))) obrigaduuuuuuuuuu
Guilherme Paviani | Legião Filmes
Muito interessante e didática a orientação dada por Superfotos... Por favor, compreendam que estamos em um patamar inteiramente novato, aprendendo por conta própria, a partir de erros e acertos... e muita ajuda vindo de pessoas experientes, como vcs... O 3DS fornece alguma forma de editar vários objetos (ou partes de objetos) simultaneamente? Explico: no exemplo acima, temos quatro cantos a trabalhar... é possível fazê-lo editando apenas um deles? Ou há necessidade de ir trabalhando um a um? Outra situação possível: trabalhando uma roda com cinco raios, crio um deles e depois gero mais quatro cópias, dispostas adequadamente. Tudo bem, aí noto que há necessidade de editar alguma coisa nesses raios, tenho, obrigatóriamente, que fazê-lo uma a um (e corro o risco de que as dimensões não fiquem exatas) ou posso fazê-lo em um só, propagando a alteração para os outros quatro elementos? Não sei se teria ficado bem claro, mas se puderem orientar... Grande abs.
Abu Khan aprendendo a modelar em 3D
Entendi sim, Abu.. Seguinte Brother. ****Primeira Situação**** Cara, depende de cada caso mesmo, tem momentos que vc apenas seleciona todos os vértices que deseja trabalhar, no exemplo que dei no post anterior, e faz as alterações em todos ao mesmo tempo. Noutras ocasiões vc deve fazer em 1 por 1. Bom,só a ocasião pra vc decidir como trabalhar. No exemplo, alterei todos ao mesmo tempo, selecionando os 4 e chamfrando numa vez só, os vertex que usei pra fazer o exemplo... ****Segunda Situação**** Quando vc terminar o primeiro raio, vc usa o Array para gerar instâncias (tem 3 tipos de clones de objetos "Copy", "Instance" e "Reference") Para vc poder trabalhar apenas 1 deles e cada alteração ser feitas nas demais cópias automaticamente, vc tem que escolher, ao clonar, ou Instance ou Reference. Normalmente eu uso Instance. Quando vc fizer todas as alterações necessárias corretamente, se precisar unir todos os objetos num único, vc primeiro deve selecionar o original e todas as suas e converter novamente em Editable Poly, para que não haja problemas ao dar o "Atach" nos objetos! Qualquer coisa dá um grito aí... Grande abraço.
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
Olá Super, boa noite... Muito obrigado pelas orientações. Ficou claro como água! Desse jeito qualquer dia desses já estaremos fazendo alguma coisa digna de se orgulhar. Até lá, vamos contando com a ajuda dos Amigos. Interessante observar que a explanação sobre o "atach" praticamente responde uma outra dúvida nossa, mas aí fica o seguinte: seleciona-se todos os objetos primeiro? Aqui no meu 3DS, quando faço isto, não aparece o menu que contém o modificador "Atach". Mas se selecionar um objeto, aí sim, posso selecionar os demais e então fica visível o menu dos modificadores... isso estaria correto? Tentei soldar um objeto copiado e não funcionou... Valeu mesmo.
Abu Khan aprendendo a modelar em 3D
Boa noite. Ótima explicação superfotos, estes detalhes de modelagem são super importantes. Eu as vezes empaco em algumas coisas, vou guardar seu tópico nos favoritos.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 844

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.