Fala Walter tudo bem?
Bom nunca é d+ aprender outros softwares, se vc esta com vontade vai fundo.
Eu mecho com o Max a três anos, e agora estou fazendo um curso de longa duração onde o software principal utilizado é o XSI, e com toda certeza posso te dizer, muito mais prático, moderno e divertido do que o MAX.
No começo quase não entrei no curso pq pensei "Puts começar aprender do 0 tudo de novo, não sei não", mais depois vi que estava totalmente errado, em 1 mês de uso já consigo fazer praticamente tudo e mais um pouco que manjava no Max. Fora que agora tenho 2 ferramentas para me auxiliar nas dificuldades.
A maior diferença que senti com certeza foi em modelagem, eu nem me arrisco mais em modelar no Max (Tirando arquitetura e maquete eletrônica, que julgo mais pratico, pois o sistema de shapes do Max é melhor) o xsi é muito pratico, o sistema de RayCast é fantástico, não tem aquele monte de menus, mudar para Vertex, Edge, poly etc. É tudo feito por atalhos.
Quanto ao mercado com certeza o que mais tem é MAX e depois maya, o xsi ainda esta entrando, mais pelo que me falaram muitas produtoras já estão migrando pela facilidade e agilidade dos serviços que são feitos no xsi.
Tem um ótimo tópico aqui no fórum do nosso amigo Leandro sobre XSI, vou ver o link e já posto aqui!
Abs e vai fundo
www.tatenostudio.com
Blog:
www.ricardop3d.blogspot.com