braços: inverse e forward kinematics?

Por: Travel  

Em: 12/06/2009 17:44

Tem horas que eu acho que inverse é melhor e outras prefiro a forward para animar braços. Mas alguém sabe ou tem um link para algum tutorial explicando como usar no 3D Max as duas modalidades no mesmo personagem. Algo como um tipo de slider em que vc escolhe a inverse ou a forward kinematic... Acho que já vi pela net um tutorial, mas agora não consigo encontrar. Obrigado
Bom dia. Eu não trabalho com animação, mas sou curioso. No menu hierarchy tem um botão que ativa e desativa o IK. Uma vez eu fiz um teste com uma cadeia de bones e a diferença é qual bone comanda tudo. Quando está em FK vc mexe no bone pai e os outros se mexem, quando está em IK vc mexe o bone filho e os outros se mexem. Olha o help do max que tem bastante informação, eu fiz este teste com a ajuda do help.
interessante, vou dar uma pesquisada... Valeu!
Cara, não uso Max pra animar personagem, mas ter IK e FK no braço é muito vantajoso. Há momentos que um vai ser melhor que outro. Por exemplo: 1 - Fazer a mão de um personagem ir em direção a um copo, é mais fácil com IK. 2 - Animar os praços num walk ou fazendo polichinelo, é mais fácil com FK, por causa do movimento em arcos. Como eu disse, não uso Max pra animar, mas acredito que a solução acima não funcionará. Normalmente, os outros softwares possuem um IK/FK Blend no próprio bone. Dê uma olhada se o Max também é assim e crie um parâmtro num controlador para trocar entre IK e FK. Abração,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 712

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.