Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
rabellogp   São Carlos - SP - SP
carlosbulow   Florianópolis - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

leonardogomes   franca - sp - SP
carlozcg   rio de janeiro
Zaqueu   Almenara MG - MG

Neverwinter Nights e modelagem

Por: Khauna  

Em: 29/03/2004 00:56

Bom galera, antes de mais nada, olá a todos, eu vi o trabalho de vocês aqui na comunidade e estou bem impressionado... Agora quanto ao que tenho a falar, eu digo que é bem extenso, e é importante que vocês prestem bastante atenção. Como alguns (ou não) sabem, Neverwinter Nights é um jogo de RPG que vem fazendo sucesso nos últimos tempos, a produtora do jogo (BioWare) liberou com ele a ferramenta que se chama Aurora Toolset, que é usada para fazer cenários e o que quer que seja no jogo, possiblitando assim, o jogador de criar seus próprios mundos, personagens e o quer que seja. O site oficial é www.bioware.com, e o site mais visitado (onde os jogadores podem enviar suas próprias criações para serem usadas no jogo por meio de um hak Pack), www.nwvault.com. Bom até agora vocês pensam, mas o que isso tem a ver com a gente? Então tá, é o seguinte, esse jogo também permite a você criar absolutamente o que vc quiser por meio de Hak Packs (programas conteno um conteúdo extra para o jogo, da qual todos devem ter - servidor e jogador - pra jogar em um determinado mundo), e eu posso por exemplo, modelar um elefante rosa e fazer um hak pack com ele pro meu módulo (nome dos mundos que são criados). Agora é a questão, o programa mais usado pra isso é o gmax, não sei se alguém usa aqui, mas o fato é que eu não sei nada de modelagem e preciso aprender em função desse jogo, me falaram que o 3Dmax e o gmax são bem semelhantes, mas a diferença para o meu caso é que eu preciso criar as coisas para o jogo e não só imagens em 3D estáticas, por exemlo, se eu crio uma roupa, ou armadura, ela deve ser usada pelos personagens do jogo, se eu crio alguma criatura nova, ela terá que ter suas devidas animações dentro do jogo e tal... Bom era isso, o fato é que eu não sei por onde começar com isso, eu não sei modelar e nem texturizar, tentei achar alguma tutorial sobre o gmax aqui mas não achei.... Eu gostaria que os feras daqui dessem pelomenos uma olhada por que eu tenho certeza que já fariam algo de útil, pra não deixar um vazio minha primeira meta é relativamente simples Fazer pelomenos 20 arquivos, cada um desses é uma pilha de caixas e barris diferente do outro, para ambientar o cenário do jogo, eu consigo a textura de todos eles, mas não sei como posso começar montando essa pilha de caixas etc um exemplo pra ver se alguém entendeu e quem sabe possa até tentar fazer 3 caixas em baixo, dispostas aleatóriamente, e 2 barris ao lado, logo acima, mais 4 caixas arrumadas sobre as 3 de baixos e os 2 barris, algumas sacolas enconstadas a elas, e cobrindo tudo, uma rede de cordas. Como primeiro arquivo eu pensei nisso, existem mtos times bons fazendo criações profissionais pra NWN(abreviação do nome do jogo), esses times fazem coisas até mais bem feitas que a própria produtora, a Bioware. Pra vcs terem uma idéia eu vo postar algumas imagens da equipe DLA, uma das mais prestigiadas: - O homem escorpião, o elfo e o ogro em cima são modelos padrão do jogo, e todo o cenário é criação do DLA, vejam que precisa haver a interação com o ambiente e com tudo que vc for criar: - Cavalos criados pelo DLA, eles serão montáveis para os personagens e tm suas próprias animações: - Animação inédita criada pelo DLA: Bom quanto a minha pilha de caixas, eu agradeceria se alguém pudesse criar ela pra mim, com as texturas (se quiser eu forneço) e me explicar como foi feita passo a passo. Basicamente o meu objetivo aqui é pedir ajuda nessas ferramentas 3D, a princípio eu achava que seria imopssivel ver criações pra NWN a nivel essas do DLA aqui no brasil, mas depois que eu vi os ganhadores do prêmio de melhor imagem eu vi que tem pessoas capacitadas.... Desculpem pelo tamanho da mensagem :) abraços Lucas. [/img]
Bom galera, eu vi que já tem 10 visitas mas ninguém sabe como ajudar (eu acho), primeiro, o programa a ser usado pro jogo pode ser o 3dmax sim (confirmei agora), e a extensão usada pelo jogo é .mdl para os modelos (são os modelos que vc pode girar eles e ver depois de pronto dentro do programa do jogo) e .tga para a textura. Eu vo arrumar umas imagens de uma criatura sendo feita no 3D Max e depois ela dentro do jogo funcionando com suas devidas animações etc. De quebra, outra pergunta, quantos MB tem o 3D Max mais recente? (o 6 eu acho?) e onde posso pegá-lo de graça? (se isso não for permitido aqui poder apagar essa frase)... Espero que vcs ne ajudem Abraços, Lucas
Blz Khauna.... seguinte kra..... o Max 6 (que é a ultima versão) é um software comercial, ou seja, se graça somente contra a lei.... o GMAX é de graça e tem as funções que voce irá precisar para desenvolver os personagens e o q quer que seja para o seu jogo..... Para voce criar os seus personagens, barris, e tudo mais, só mesmo estudando e com paciência e prática vai sair algo legal... Infelizmente no momento não posso te ajudar cara, adoraria, por que o que eu mais quero é trabalhar na industria de games, mas to cheio de trabalhos para entregar.... quem sabe mais além... como eu disse ali em cima, o Gmax é a mesma coisa que o Max só que com menos atributos e possibilidades, então voce não precisa procurar tutoriais dele, os do Max já serão suficientes, uma dica, não começa com algo muito dificil, começe com os caixotes mesmo.... Qualquer duvida, podes mandar outra mensagens, um e-mail "[email protected]" ou pelo icq mesmo no que eu puder te dou uma mão com certeza... valew, ah meu uin é 168398294 Falow, e boa sorte
Oi, Lucas! Bem vindo ao Fórum! Da onde vc é? Pelo que entendi...vc quer alguém pra modelar estes lances pra vc? É isso? Se for...tipo, posta aqui as texturas dos caixotes e um desenho (rascunho) de como vc quer que ele seja...daí eu posso fazer pra vc! ;) []´s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Nossa galera, fiquei mto feliz em ver que vcs tão se importando!! Bom é o seguinte, eu quero começar com coisas simples mesmo, no caso do nwn, não é apenas vc modelar, eu n sei se vc sabem um pouco isso, mas vc precisa do gmax (ou o 3dmax) e seria mto bom o NWMax, que é um pacote de scripts e ferramentas que auxiliam pra colocar no jogo, o link pra baixá-lo é este. Tratando-se de nwn, antes de criar um modelo, por exemplo a caixa, vc precisa fazer umas coisas, não sei é pra ficar compatível com o jogo (pra ela ficar no chão do jogo por exemplo), essas coisas, tipo por um Dummie embaixo, etc que seria a parte mais complicada acho... Btw, Lígia é o seguinte, eu vou fazer assim, pra vc vai ser brincadeira de criança pra fazer, eu vo te manda os modelos prontos em .mdl ds caixas e barris que eu quero, e as texturas em .tga (que são as extensões do jogo), tudo isso retirado do próprio jogo, usando um programa chamado NWNexplorer, logo vc usaria os proprios modelos pra fazer a pilha de caixas, barris, etc... Ai eu mando a pilha desenhada no paint com que caixas em que lugar, que textura em cada uma e tal e vc só teria de montar, mas tipo, o favor que eu queria maior é que vc me explicasse passo a passo como fez isso. Outra coisa que n sei se vc faria é de usar o gmax (que basicamente foi criado para a criação de jogos mesmo) em vez do 3Dmax.. É isso eu grande abraço por vcs tarem ajudando, fico contente em haver uma comunidade de profissionais como essa no Brasil! Ah Lígia, por favor, meu MSN(de preferência): [email protected] e ICQ: 249041248 abraços, Lucas Ahh e eu sou de err.. Chpecó/SC, da até vergonha de falar :p hehehe
Só pra avisa Lígia, estou com tudo pronto aqui, quando vc quiser receber me da um toque! abraços
Pq vergonha, Khauna? Vc chegou a ser atingido pelo ciclone Catarina? :00: Agora...heheheh...vc falou japonês pra mim! :oops: Tipo, todos estes lances aí, eu preciso estudar...e começar do zero! :oops: Nem sei se pode ter o Max e o gmax instalado no mesmo computador..se dá problemas ou não.... Mas, tipo, vou tentar aprender isso daí....só que não te garanto rapidez nisso!hauhauaha :seila: []´s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Fala khauna, blz? Cara vê só não sei quase nada sobre o gmax, só q ele é um "derivado" do 3dsmax. Mas veja bem, isso q vc quer fazer, vcnão vai conseguir assim não, o max ou qualquer outro soft 3d de alta qualidade é extremamente complexo, são anos de estudo, para vc poder chegar a fazer o isso q vc quer. Tudo bem vc pode agora tá querendo fazer apenas uma caixinha, mas amanhã vai ser uma casa, depois um mostro, e por ai vai, mas pra fazer isso vc vai ter q estudar modelagem e texturização profundamente, pq modelos de jogo precisam ser extremamentes bem modelados e com o menor numero de poligos possivel, e melhor ainda texturizados, o q já te leva pro outro lado o de conhecimento de um programa de de edição de imagem, pq não tem pra onde se não criar tuas texturas não vai ser facil encontrar esse tipo de coisa pronta. Por outro lado, é claro q vc pode pedir ajuda ao pessoal, mas acho q apartir de um certo momento não vai ter mais como esse pessoal tá modelando coisas pra vc. O mais interessante é pedir ajuda para aprender a fazer isso, não para pegar pronto. T+
Ae galera, tava a um dia sem internet por isso não postei. Leo, vc falou o principal, eu quero evoluir sim, bom, em um dos sites que anunciei em cima existem vários tutoriais ensinado a fazer Custom Content (como se chamas os adicionais do jogo), em vídeo, texto, etc. Em um dos tutoriais que o cara mostrava como criar uma caixa, e mandar pro jogo, então como vc falou ele usava um script essencial(cara n sei como escreve =P) pra isso, o Chilliskinner, vc sempre deve começar com um "Model Base" que é onde vai linkar seu modelo pra exportar como .mdl, depois disso ele contruia a caixa, nomeava cada uma das faces dela, clonava, escondia o clone, e usava varias funções do Chilliskinner pra organizar de uma forma que ele iria por a textura, então como sou leigo, essa parte não entendi, mas continuando, ele pegava uma ScreenShot, ia pro Photoshop e aplicava a textura lá, voltava ao gmax (ou 3Dmax, como falaram não tem muita diferença) e aí sim aplicava a textura, eu segui os passos e tal e funcionou... Bom, basicamente, eu queria ajuda do pessoal daqui quando a questão de modelar, mecher nas formas e tal.. essa é a minha principal preocupação, quanto a atextura, deixarei pra depois, por que essa é uma parte mais difícil, animações tbm... Quem realmente se interessar em ajudar eu vo mandar um e-mail detalahado, com o link desse tutorial (pq vcs verem como funciona), e alguns modelos .mdl pra vcs verem no 3Dmax. Eu gostaria muito que vcs se interessassem pelo nwn e até jogassem e tal, a comunidade de nwn (url=www.nwnbrasil.com.br] NWNBR [/url) está precisando disso :) Leo, vc falou sopbre modelar outras coisas no futuro, e claro, eu quero muito fazer isso, vou até postar umas imagens, assim vc tbm já avalia o grau de dificuldade nisso ;) Veja como fica dentro do jogo, o humano é um modelo padrão do jogo Mais... Marilith, modelo veja no jogo... Comparando com os modelos atuais este último está um pouco mal feito Bom, eu vo manter vcs atualziados, o basico seria que alguém que realmente quer se introduriz nisso e quem sabe até começar a jogar me contate pra eu mostrar os tutoriais e compartilhar o que eu sei em relação ao jogo... abraços e novamente, obrigado
ae xará :-P eu já me aventurei com o gmax também... para criação de armas para o jogo Dungeon Siege (rpg tbm, curti bastante) mas naum me dei muito bem com o programa naum :seila: (1º usei o gmax pra depois avançar um pouco no 3dstudio) pena q meu neverwinter tá desinstalado senaum eu tentava fazer alguma coisa! força aew

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707769.

Total de membros registrados: 135357

Últimos membros registrados: JEFFERSONLUIZ, bobenick09@, ergerfgerg01, jorgefrancener, dicardochardson, Reynoldspablo, Otsuki026, wsakhrta.

Usuário(s) on-line na última hora: 737, sendo 23 membro(s) e 714 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: magster, marcola, Daniel Monteiro, Vladis, Willmitnick, Osvaldo Arquiteto, emersonforentin, Celso Borttoloto, Hot, Reinaldo Silva, Eber.Silva, gago, Pedro Juliato, Geraldo Nunes, nandao, Felipe Duarte, jotasoares, Sergio1987, robisonfalco, ricardo duarte, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.