Oi Mlorenzo, tudo bem?
É como o 3dfernando disse, uma textura em alta resolução modifica muito a qualidade do objeto dependendo da situação, dependendo da situação não muda nada na qualidade e faz o render demorar mais deixando também o trabalho mais pesado no material editor.
Texturas em alta resolução são muito importantes para os objetos em primeiro plano.
Agora quanto a uma estimativa de resolução, se for para impressão deve estimar por 300 DPI, se for para vídeo deve estimar por 72 DPI, então se por exemplo um plane tem exatamnte o tamanho da tela (720 x 480) e se aproxima até tomar a tela toda não deve usar uma textura com menos de 720 x 486 píxeis a 72 DPI, se usar menos a textura aparece meio desfocada, meio borrada, se usar mais não muda nada e não tem diferença nenhum porque o vídeo nem aceita mais de 72 DPI, pode até ter efeito contrário criando flickers nos píxeis por causa da distância, igual quando deixa o zoom bem distante numa imagem grande do PhotoShop, ela fica meio "pixada".
Abraços