imagem 2k e 4k , oque e isso ???

Por: Marinhu  

Em: 12/07/2009 01:39

opaa e ai galera blz , que saber qual a diferenca de imagem de 2k e de 4k , e onde se arruma esse tipo de imagens ?? valeu galera abraco
Visite meu blog , www.MarinhuStudio.blogspot.com

www.Marinhu.com

www.MarioSantosBastos.blogspot.com

www.Meninadobico.blogspot.com
2K / 4K Com o desenvolvimento dos sistemas de projeção digital em cinema, utilizando vários formatos com diferentes resoluções de imagem (resolução de imagens digitais), o DCI (Digital Cinema Initiative, consórcio formado pelos principais estúdios de cinema de Hollywood) propôs em 2005, em uma tentativa de padronizar o assunto e garantir um nível mínimo de qualidade projetiva, três níveis mínimos de resolução para uso nas salas de cinema digital: 2K = 2048 x 1080 pixels a 24 qps 4K = 4096 x 2160 pixels a 24 qps (a) 2K = 2048 x 1080 pixels a 48 qps (b) Filmes produzidos por esses estúdios só seriam liberados para projeção digital nas salas equipadas para garantir as resoluções de imagem acima. O "K" em "2K" e "4K" refere-se à resolução vertical em quantidade de linhas ( pixels ) dessas imagens: em Física, K=1.000 unidades e em Informática, K=1024. A indicação "(a)" acima faz a ressalva de que esta opção propicia qualidade de imagem visualmente idêntica à da opção 2K para telas de até 12m de largura e é indicada pelo consórcio somente para projeções 3D (nas quais os expectadores utilizam óculos especiais para visualizar o efeito tridimensional). Em "(b)" a projeção é mais nítida e estável do que a 2K a 24qps, porém o espaço consumido para armazenamento dos dados é maior. Cinemas que não possuem projetores digitais dentro dessas especificações optam por trabalhar digitalmente com filmes provenientes de estúdios paralelos, fora do circuito Hollywoodiano ou então utilizam seu projetor para a exibição de traillers e comerciais antes do filme em película. Fonte: www.fazendovideo.com.br
Tiago muito obrigado , eu pensava que para se conseguir uma imagem de 4k era necessario uma placa quadro fx potente, porque esses tempo pra tras eu fui tentar usar o programa autodesk Lustre e nao consegui porque ele disse que precisava de uma placa de video mais adequada, (acho que foi isso mesmo que pediu , ou alguma coisa parecida) entao eu pensava que esse tipo de imagem so se conseguia , utilizando esses programas high end . Muito obrigado pela explicacao . Abraco
Visite meu blog , www.MarinhuStudio.blogspot.com

www.Marinhu.com

www.MarioSantosBastos.blogspot.com

www.Meninadobico.blogspot.com
A questão é que uma imagem a 4k a não é problema nenhuma, vc pode ter uma imagem de 20 30mil pixels que ela vai abrir no photoshop por exemplo, agora alguns softwares tem limites de tamanho para imagens. Agora se vc vai tentar trabalhar com uma sequência de imagens, no caso um video a 4k (pq essa nomenclatura é usada para video e não para imagens still) vc realmente vai precisar de uma placa de vídeo quadro, pq placas comuns não tem capacidade de trabalhar com preview para tanto. Quanto ao que vc falou de "utilizando esses programas high end" a coisa não é bem assim, eu não sei se vc sabe mas o high end não é o software em si, e sim toda a plataforma é um hardware inteiramente específico para esse software. E esses sistemas foram criados para se trabalhar com película e não com o sistema digital. O grande poder desses sistemas associados ao telecine é a correção de cor que é muito poderosa. Mas no sistema digital as imanges vem em um formato que podemos comparar com o Raw ou Nef (isso falando em video, como as cameras da RED por exemplo), com esses formatos de arquivo vc faz um telecine digital muito poderoso, e isso usando um photoshop, ou um after. Como falei antes máquinas comuns não foram criadas para se trabalhar com esse tipo de imagem, o pessoa que conheço e que esta trabalhando com isso usa mac pro octa core com placa quadro, eu cheguei a testar trabalhar com videos da camera RED em 4k em um mac pro octa core com uma placa geforcer 8800 e ficou muito ruim, pq ela ficou lenta demais. Ou seja o sistema digital de alta qualidade vai acabar gerando um novo peneirão :D

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 736

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.