A questão é que uma imagem a 4k a não é problema nenhuma, vc pode ter uma imagem de 20 30mil pixels que ela vai abrir no photoshop por exemplo, agora alguns softwares tem limites de tamanho para imagens.
Agora se vc vai tentar trabalhar com uma sequência de imagens, no caso um video a 4k (pq essa nomenclatura é usada para video e não para imagens still) vc realmente vai precisar de uma placa de vídeo quadro, pq placas comuns não tem capacidade de trabalhar com preview para tanto.
Quanto ao que vc falou de "utilizando esses programas high end" a coisa não é bem assim, eu não sei se vc sabe mas o high end não é o software em si, e sim toda a plataforma é um hardware inteiramente específico para esse software. E esses sistemas foram criados para se trabalhar com película e não com o sistema digital.
O grande poder desses sistemas associados ao telecine é a correção de cor que é muito poderosa. Mas no sistema digital as imanges vem em um formato que podemos comparar com o Raw ou Nef (isso falando em video, como as cameras da RED por exemplo), com esses formatos de arquivo vc faz um telecine digital muito poderoso, e isso usando um photoshop, ou um after.
Como falei antes máquinas comuns não foram criadas para se trabalhar com esse tipo de imagem, o pessoa que conheço e que esta trabalhando com isso usa mac pro octa core com placa quadro, eu cheguei a testar trabalhar com videos da camera RED em 4k em um mac pro octa core com uma placa geforcer 8800 e ficou muito ruim, pq ela ficou lenta demais.
Ou seja o sistema digital de alta qualidade vai acabar gerando um novo peneirão :D