Então, ele pode tanto ajudar como atrapalhar, ja tive problema uma vez para iluminar um objeto e depois é que fui me flagrar da grande luz que vinha do chão pelo branco no matte shadow. Então o funcionamento dele na luz indireta é estranho ao se comparar com um objeto normal, ja fiz varios testes e cada caso tem uma solução diferente.
Por exemplo, se vc quer que ele tenha o comportamento de um objeto normal na iluminação indireta eu coloca um background switcher com preto no background ou até o mesmo physical sky do background e no environment/reflection coloco um material to shader e aplico nele um material arch&design que assim o FG vai funcionar corretamente.
Porém essa solução vai estourar se algum objeto metalico refletir esse chão, mais uma vez é esse comportamento estranho do matte shadow, aí fica meio complicado resolver, em geral eu acabo tirando o visible to reflection do objeto com o matte shadow ou, em ultimo caso, tem que destravar o advanced raytype switcher para colocar um material comum para todos os raios, deixando o matte shadow apenas no background.