Canal Zdeph

Por: christains  

Em: 05/08/2009 11:20

Alguem sabe como renderizo somente o canal Zdeph no render elements? ele esta renderizando a cena tambem, estou usando MR. Origado!
eu não mexo com o mental ray mas se não me engano ele tem que renderizar a cena toda para depois mostrar o zdepth... só ativar lá, mandar pra render.
http://alexferreiraa.blogspot.com
Pode extrair até mesmo usando scanlize. Eu faço assim: 1 - crio um passo com o State Manager ou slavo outro arquivo 2 - retiro todas as luzes da cena e aplico um material cinza padrão em todos os objetos. Assim, o render é super rápido 3 - vou ajustando o zdepth até ficar do jeito. Abração,
Cara Desliga Luz Gi Coloca Material Standard e Renderiza Q Vai Renderiza Rapido.
O problema e esse! queria renderizar somente o Zdeph
Valeu vou fazer isso desligar tudo e renderizar
Pra gerar o ZDepth, ele precisa renderizar a imagem. Por isso faço o que expliquei acima. Abraço,
O zdepht não precisa de luz, FG, GI, materiais, nada! Deixa só os objetos e renderiza que vai rápido e aparece o z-depht. Até pra regular o zdepth vc tem que fazer isso e renderizar algumas vezes até acertar.
UERJ
Existem 2 maneiras diretas e rápidas de se extrair a imagem de Z-depth em uma cena: No primeiro caso, como o Leandro Oliveira explicou, se utiliza o render elements (aba da ficha de render do Mental Ray). Como ele renderiza a imagem antes, o Leandro explica, deve-se colocar um material neutro sem reflexo, desligar as luzes, gi, fg, e a imagem é renderizada toda preta, de modo rápido, gerando outra imagem instantâneamente, do mapa de Z-depth. - Ainda neste caso, Leandro, vc disse que ajusta o mapa até ficar do jeito que vc deseja. Se eu entendi bem, este modo recai em um pequeno erro recorrente para gerar DOF. Não se ajusta o mapa de Z-Depth, o mapa de profundidade é um só, ele não se ajusta, é apenas um mapa, em escala de cinza, da profundidade, a partir do ponto de vista, até o final de foco desejado. -A única coisa que deve ser ajustada é a distância focal, parâmetro ajustado em programas de edição com este recurso de DOF "artificial", no Lens Blur do PS, ou no Combustion, ou no DOF Pro, plugin para o Photoshop. Estes programas "criam" um mapa de distância focal baseado no mapa único de Zdepth. É meio difícil de explicar sem dar exemplo, mas eu li isto no manual de usuário do plugin DOF Pro, para Photohop, em que o autor explica que o mapa de Z-Depth e o mapa de distânca focal são coisas distintas. Se vc tenta modificar o mapa de -Depth, tentando atribuir-lhe uma distância focal, vc acaba "confundindo" os algoritmos do Lens Blur do PS e do DOF Pro, pois estes estão preparados para receber um mapa de Z-Depth puro, sem ser "mexido". No plugin DOF Pro, vc consegue ver o mapa de distância focal criado a partir de seu mapa de ZDepth, quando vc desliza o controle de distância focal, o mapa (também em escala de cinza) de Distância Focal vai mudando, atribuindo os valores mais brancos à distância em que vc tem o foco preciso, e os valores menos brancos à medida em que se afasta deste ponto. Eu também cansei de "mexer" em mapas de ZDepth (tentando já atribuir uma distância focal) para depois mandar um Lens Blur no PS. Usando um Z-Depth puro e usando-o no plugin Dof Pro, consegui resultados muito melhores. Como gerar um mapa de Z-Depth puro para pós, sem ter que renderizar a cena antes: (dica que eu li também no site do desenvolvedor do plugin) 1- Na ficha environment, em Effects, adicione o efeito FOG, e inverta o parâmetro default: 100% para near distance e 0% para far distance. (cor = Branco) 2 - Aplique no Override Material, um material Standard, sem especular, PRETO, e com o valor 100 no self ilumination. 3 - Ajuste os parâmetros de Near Range e Far Range de sua câmera: Near Range para 0,0 e Far Range para a distância em que termina a visualização de objetos na cua cena. 4 - Se estiver usando algum Exposure Control, desligue-o. 5 - Renderize. A cena é renderizada bem rápido, apenas sem o serrilhado gerado pelo método de render elements com o canal Z-depth. Abraço.
Dudamel, O ajuste existe sim: Branco = área em foco Preto = área desfocada Cinza = transição de um pra o outro Essas intensidades são definidas pelo foco da câmera ou pelo foco que se ajusta no próprio ZDepth, no Render Elements. No Photoshop ou Combustion ou After, o DOF é ahustado com base nesse mapa ZDepth que vc configurou, ok? Abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 514

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.