Bom eu normalmente utilizo a cabeça separada do corpo, quando não tem como eu utilizo rig facial pra expressão, e se vc quiser tirar a duvida clone as cabeças e coloque no morpher, vc vai ver que o arquivo aumenta como se vc tivesse clonado outra cabeça, ele conta como outro objeto clonado, um exemplo fiz um teste aqui no max 9, a cabeça de um personagem tinha 800kb então clonei ela e salvei , o arquivo ficou com 920kb aproximadamente, ai coloquei no morpher e deletei a cabeça , o arquivo continuou com 920kb, isso quer dizer que a imagem que o morph guardou é como se fosse a cabeça clonada e não só os vertices modificados entende, claro que estou falando de tamanho de arquivo mas vai pesando pra trabalhar também, eu fiz uma vez um trabalho onde não tive como fazer rig facial não tinha tempo pra fazer assim, então tive que fazer morph em uma personagem que estava inteira , tentei clonar ela e deletar os vertices mas não deu certo então pra fazer criei o morph clonando ela inteira, olha ficou horrivel de trabalhar com ela assim, ainda mais que ela veio com muitos vertices, o cara colocou no turbosmooth e depois transformou ela em edit poly imagine deu problema até pra rigar ela, e sem dizer que ficou muito pesado pra trabalhar com ela, e o arquivo tinha 3 mb depois de feito os morphers ela ficou com quase 60 mb. Então creio que não vai duplicar mas vai aumentar consideravelmente, pra quem quer arquivo pequeno e leve pra trabalhar a melhor maneira é rig facial que é bem mais leve mas nem sempre temos tempo pra fazer assim , o morpher é bem mais rapido de fazer, e fica ainda a opção de vc fazer a expressão quando e onde precisar, essa é uma vantagem do morpher, por isso utilizo ele.