Pespective limitada, mudbox e max.

Por: Ricardo  

Em: 15/09/2009 10:01

Estando com visão pespectivada, no 3ds max, mesmo eu diminuindo o clip da viewport, quando o objeto é muito pequeno e vc chega perto ele corta, naum da pra ver aí tem q usar a isometrica pra modelar. No mudbox aconteceu coisa parecida, só que no caso eu ia pintar e estava muito proximo do objeto( uma cabeça +- 25cm ) e ele naum pintava de jeito nenhum, achei que fosse mapeamento, mas foi só eu distanciar, ou colocar em vista isometrica que funcionou. MAs... Alguem sabe como tirar esses problemas Usando PESPECTIVE ? muito estranho uma coisa aparentemente simples ser limitada assim. braço! Ricmage
Problemas de escala do objeto. No Max você vai em CUSTOMIZE > UNITS SETUP > SYSTEM UNIT SETUP Tem que estar (1 Unit = 1,0 Inches). Posta ai se resolveu o problema.
mas se eu tiver trabalhando e quiser continuar trabalhando em metros e metros, Não tem como resolver isso no MudBox e no max??
não tem nãp Ricmage...e outra coisa...as unidades que vc está usando são as menos indicadas para se trabalhar com o max...metros no display units e metros no system units é quase como pedir ao max que de problema em tudo o que vc pedir para ele fazer... Jamais se deve alterar o system units, deve-se sempre deixar em inches, sob pena de ter problema com cameras, vistas, luzes, atenuação das luzes, sombras, modelagem, mapas procedurais...alias, tudo dá problema... Como vc ta modelando um personagem, use no display units centimentros, vai ficar muito mais confortavel pra vc, e retorne para inches o system units setup....para o tipo de modelagem que vc esta fazendo, fica mais adequado do que metros....e todos seus problemas acabarão!
O problema não e bem a unidade de medida e sim a scala do modelo na viewport, por exemplo se seu modelo estiver numa scala muito pequena ele vai cortar mesmo quando aproximar (zoom), exemplo esta trabalhando em metros e ele tiver alguns centimetros vai cortar. procure aumentar seu modelo e vai ver que ira resolver o problema. e no mudbox sempre que exportar uma malha do max pra la deixe seu modelo centralizado nos eixos XYZ em 0 no mundo global... abraço e boa sorte. espero ter ajudado
Mas quero fazer meu personagem em tamanho Real, pra quando botar em uma maquete ou em qualquer coisa baseado em tamanhos reais, daí em metros, metros fica bem melhor,e olhe q faz pe tempo de trabalho assim, mas o unico problema q encontrei até agora foi o de viewport, q acho muito esquisito o max e mud box num conseguir gerenciar isso. se alguem souber alguma outra solução bota aí. Mas Obrigado pelas dicas Doga Web e Nakan 14. Braço! Ricmage
Ricmage....o problema é com o sistema de unidades sim, é a má configuração dos sistemas de unidades que causa esse problema com a escala dos modelos...e outra, seria melhor vc adquirir bibliotecas de figuras humanas para por nas suas maquetes, e muito mais pratico... Quanto a esse lance de escala real, é o seguinte...o melhor sistema para se tabalhar com maquetes no max é com centimentros, vc deixa o "dysplay unit setup" em centimetros, e o "system units setup" em inches...se vc modela no max suas maquetes, não vai ter problema algum, mesmo importando os desenhos arquitetonicos do AutoCAD, porque na janela de importação, no primeiro campo, o "scale" vc apenas informa ao max qual a unidade de medida pensada no autocad, como geralmente é metros, vc configura metros, e o max faz a conversão automática para o sistema dele, no caso, centimentro, e tudo é preservado nas suas medidas reais, porém dentro do max uma parede na planta baixa não terá 0,15 unidades, terá 15 unidades, ou seja, 15 centimetros....PODE ACREDITAR, É MUITO MAIS CONFORTAVEL TRABALHAR NO MAX, COM MAQUETES, EM CENTIMETROS!!!! PASSEI MUITO ANOS TRABALHANDO COM METROS E TENDO INUMEROS PROBLEMAS E NÃO TINHA COMO RESOLVER, QUANDO MUDEI O SISTEMA PARA CENTIMETROS, EU QUASE ME MATEI DE RAIVA POR SER ALGO TÃO SIMPLES E FAZER TODA DIFERENÇA....Não perca tempo, porque tudo funciona melhor, displacements, a iluminação global, as luzes, o final gather, os mapas prcedurais, as sombras, tudo funciona corretamente e vc gasta muito menos tempo configurando essas coisas...
po, ta bom,.. valeu nakan, vou experimentar..:]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 606

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.