transição de cores das folhas de uma árvore

Por: byboca  

Em: 21/10/2009 11:22

Caras, seguinte: Vi um mapeamento num modelo de uma árvore que é assim ó: As folhas vermelhas nos primeiros galhos de baixo e as verdes mais para cima, no meio as folhas ficam com a transição entre as duas cores. Nos mapas tem o arquivo jpg de uma folha vermelha e outra de uma folha verde. O material é vray e não uso ele e nem tenho para ver como é feito. Como eu faço o material e mapeio assim?
Byboca, Vc pode usar um mapa mix ou blend para misturar as duas texturas. A intensidade da mistura é feita através de um parâmetro ou de um outro mapa para servir de máscara. Abraço,
Não consegui... Usando o blend há a mistura das duas texturas e cores das texturas na mesma folha. No modelo aparece as folhas de baixo com sendo as vermelhas e nas bem de cima as folhas totalmente verdes, a transição de cores fica nas folhas intermediárias. É como se fosse feito o material das folhas vermelhas, verdes e intermediárias em separado e colocado por ID diferentes nos seus locais. Mas acho que é feito num material só pois há uma transição suave. Não que eu esteja precisando fazer isso no momento, mas fiquei curioso.
Manda essa imagem pra ficar mais fácil de entender. Provavelmente, são várias texturas aplicadas: textura de folha verde, textura de folha vermelha e textura mesclando as duas. Vc pode prepará-las no Photoshop. Mas tem que ter conhecimento de edição. Pintura digital também ajuda. Abraço,
Aí tá ela... tem um mapa da folha vermelha e um a folha verde para chegar a esse resultado...não sei fazer não.
faz assim usa um mapa mix no difuse e no mix amout usa um mapa gradinet ramp
Vamos tentando matar essa curiosidade... Valeu pela ajuda de vocês...vivendo e aprendento abraço
Byboca, Como eu disse antes, e o Juliano demostrou acima, tudo depende da máscara que vc usará. Só lembrando que pra isso funcionar, as folhas devem estar attachadas, formando um objeto só e com coordenada de mapeamento aplicada, caso os objetos não possuam uma. Abraço,
Bacana essa técnica.
Acho que faltou falar para usar dois mapeamentos. Dai fica igual a árvore de exemplo que o byboca mandou. Vc poe um uvw map planar na vertical para mapear a altura, bota um gradiente para ver se ficou certo. Mas ai vc muda o channel map pra 2 e na mascara do blend vc tb poe o channel map 2. Ai só a mascara que vai seguir esse mapeamento da altura e a cor das folhas vai variar pela altura.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 644

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.