Problema para modelar detalhe na mobilia.

Por: josepetri  

Em: 22/10/2009 00:40

Olá, estou tentando fazer um detalhe na mobília mais não estou conseguindo muito bem, gostaria que se possível alguém me desse uma sugestão de como posso melhorar o modelo. Se trata de uma quina arredondada que fiz com chanfro com vários seguimentos para deixar arredondado, tanto na horizontal como na vertical, o problema é que depois esse chanfro fica reto, fiz uns testes e consegui um resultado bom, mas gostaria de melhorar, alguém poderia me dar algum conselhos? Outra coisa é que quanto uso o TurboSmooth, Smofh, MeshiSmoff ou o HSDS a parte de cima teima em dar problema, mesmo chanfrando pouquíssimo para quebrar a suavização e deixar a quina mais reta não da certo, alguém sabe o que devo fazer para deixar a parte de cima plana? Anexei varias fotos do projeto e do render, inclusive tem fotos da mobília para que vejam como ela é. Obrigado pela atenção, abraços.
Então amigo o problema é vc n esta modelando da forma adequada q seria em quad já q vai aplicar meshsmooth ou turbosmooth, ambos são para a mesma funcionalidade: subdividir e suavizar a malha a cada interação! vc sabe como esses modificadores atual sobre os objetos? da uma lida nesse tutorial p vc entender como funciona http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14662 Vc tem q tentar modelar as coisas em loop e quad pq fica melhor, + organizado, n da problema como esses de malha repuxada, os modifier atual de forma correta quando forem deforma e ainda ficam melhores em animação onde tudo se meche e deforma, ou seja, é a melhor forma de se fazer tudo em 3d, seja qual soft usar... olha esse pequeno experimento http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=52556 p vc entender e se caso queria estudar + sobre edge loop olha esses outros também http://www.tresd1.com.br/noticias.php?t=14829&busca_no_topico=edge+loop&ok=Busca
Ahh, existem uma técnica interessante quando vc quer criar um objeto com todos os cantos arredondados. Para isso vc apenas aplica 2 modificadores MeshSmooth(o 1º no modo "classic" n esquendo de configurar adequadamente o "Strenght" no menu "Parameters", e o outro normal apenas com as interrações). Segue a imagem abaixo Meu conselho é, estude modelagem em poly na seção tutoriais aqui desse forum pq tem muita coisa boa :D
Josepetri, Através de modelagem poligonal dá pra fazer isso, mas vc precisa estudar os conceitos para entender os edge loops e seus resultados após a suavização da malha. Dá uma olhada nos tutoriais aqui do site. Abraço,
Olá, vi o tutorial e o meu problema é que não estava usando chanfros suficientes, depois do conselho do amigo acima e até me passar vários links percebi que realmente não dividi a malha o suficiente, agora esta mais bem dividida como podem ver a imagem anexada. Gostaria do conselho do pessoal do fórum se os vértices poderiam ficar em uma posição melhor para dar um resultado mais adequado. Quanto as primeiras imagens eu pensei que teria como escolher uma face e travar a suavização naquela face, seria bem mais facil do que criar novas edges ou chanfros para conter a suavização, infelizmente ainda não sei das limitações do max, estou estudando ele ainda e o melhor jeito é ir testando, modelando objetos e fazendo os tutoriais. Só que embora seja uma coisa simples ainda não vi nenhum tutorial que tivesse algo similar ao que estou tentando fazer, uma borda arredondada que muda em seu perfil para uma quina, o maximo que vi foi no curso da 3D1 da casa em que se pega uma linha e coloca duas formas para ela seguir, e que depois de 50% ela muda, isso deu certo, mas o resultado não ficou similar ao do móvel, por incrível que pareça o que moldei na imagem anexada ficou melhor para o modelo que estou tendo como referencia. Enfim, gostaria de duas coisas: 1= Existe alguma forma de limitar a suavização selecionando uma face e atribuindo alguma configuração? 2= Alguém tem alguma dica sobre a movimentação dos vértices na figura que anexei para deixar mais similar com o móvel que estou modelando? Obrigado a todos pela atenção e ajuda na resolução deste problema que estou tendo.
Jose, Olhando a malha que vc fez, vejo dois problemas: 1 - na curvatura, tente ter polígonos de 4 lados (quads). 2 - o edge loop não está condizente com o resultado final que vc deseja. Está marcando demais áreas que são um pouco mais suaves. Vc está no caminho, mas precisa só observar esses pontos e talvez ainda tenha que adicionar mais algumas edges para chegar no resultado esperado. Abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143160

Últimos membros registrados: Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons.

Usuário(s) on-line na última hora: 420

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.