Fala ironnpmaiden !!!
Beleza carinha ?
Então, só para tirar sua dúvida, existem vários softwares que são utilizados em emissoras de TV, sendo que são linear e não-linear, sei que na GLOBO é utilizado o software AVID PRO HD, é uma versão profissional de edição de vídeo, onde ele tem as mesmas funções, porém nem todos os plugins, mas é uma ótima ferramenta porque tudo o que é feito no vídeo é em tempo real (Real Time), não necessitando de se fazer render do vídeo, ou seja ao aplicar um efeito o mesmo é visualizado na hora e sem "Flick", sem cortes, é direto sem gerar o render.
Tem um outro software que a Globo e outras editoras utilizam também, mas este vem acompanhado com o "Hardware", é o "INFERNO", isso mesmo o nome do software é esse mesmo, este não é um programa qualquer porque não consegue comprar somente o programa e sem falar que o custo é altíssimo, pelo que me lembro gira em torno de R$ 500.000,00 à R$1.000.000,00, era este valor à uns 3 anos quando conheci este programa.
É como nossos colegas escreveram, os softwares da Adobe são ótimos para edição, composição e diagramação de vídeo.
Utilizando estes softwares, você consegue criar q grande maioria dos efeitos que são vistos em TV e filmes, bastando para isso é claro, muito estudo e paciência, já para que tem noções de programação, no After Effects você consegue trabalhar com expressões (action scripts), facilitando e muito a vida de quem trabalha com edição de vídeo.
Para se ter idéia você pode gerar um texto no vídeo, deixando-o oculto (transparente) e ele só aparecer quando uma ação no vídeo for executada, como por exemplo uma pessoa abrindo a boca ou fechando os olhos, assim que está ação for executada o texto ficará visível no vídeo, já se tivesse que gerar na mão, teria que fazer em todos os framesets que teriam aquela ação, já com a expressão você identifica uma vez somente e sempre quando aquela ação ocorrer novamente ele aciona a expressão relacionada.
Espero ter clareado suas idéias.
Flávio Spina