Antialiasing ou Serrilhamento

Por: Marcelo JVC  

Em: 11/12/2009 11:09

Tenho renderizado animações e sempre me deparo com problemas de serrilhamento na hora da edição, principalmente quando renderizo no premiere e exporto para DVD. Tó precisando melhor nisso, são várias etapas para o material sair no final de qualidade. Tô postando essa dúvida, vou procurar o caminho das pedras por aqui, mas se alguém já souber e puder me ajudar com isso, vai ser bacana....
Oi, a duvida tb é minha. Não tenho experiencia com premiere, mas fiz uma parceria onde renderizamos cenas pra editar depois, a qualidade final não ficou lá essas coisas. Se fosse still, as configurações estavam muito baixas no MR, 1/4 e 4. Para animação, segundo o parceiro que executou o serviço comigo, seria adequado assim. mas não gostei nada do resultado. Alem do serilhado as cenas flicam bastante... Fizemos no max 2009 com mr e daylighth, mr exposure control.
Para imagem still eu uso 1 no min e 16 no max. Acho que esse é o mínimo para usar em animação pq animação precisa de suavidade. Tb tem que usar o filtro mitchell em vez do lanczos pq é mais suave. Se é só a câmera que se move pode salvar o incremento do fg e ler o arquivo na animação, ai não dá flicker. Se tudo se move tem que calcular o fg com boa qualidade para não dar flicker. Trabalhar com photons ajuda a não dar flicker pq são mais precisos e estáveis. FG é muito interpolado e fazer GI com FG não é boa idéia em animação. E movimento rápido precisa de motion blur. Mas tem que ver se a imagem sai boa sem serrilhado do max, se sair o problema está na edição.
São Paulo Futebol Clube
OI Alberto, eu configurei inicialmente com 1 pra 16, mitchell, mas como é um cenario muito grande e complexo tava demorando demais o render e aí o cara que tá fazendo comigo disse que era normal usar 1/4 pra 4 em animação. Fizemos tudo assim. tb acho que boa parte dos problemas estão na renderização, mas tb achei que a edição ficou longe do ideal. Tem muito serrilhado mesmo. Mas uma coisa que me falaram e vc está tocando no ponto. Salvei todos os mapas de fg antes de renderizar, me disseram que em animação não é bom salvar. será isso? Algumas cenas são só camera animada mas tem processos de contenção de encosta que são animados. Mas o que flica mesmo quase sempre são objetosa estáticos, como drenos e superficies de concreto, por ex. vou postar mais tarde uma imagem, fou salvar o tga com jpg e posto aqui... segue link pra uma das cenas... http://www.megaupload.com/?d=RXXQ6QA7 abs
O mapa de FG, em animação, só pode ser usado "travado" para 10 frames; tem uma opção para isso. Mais do que isso vc terá um cômputo errado de FG, podendo gerar vários artefatos. Na verdade, na verdade mesmo, usar um mesmo mapa de FG para 10 frames é um recurso de otimização, mas não deixa de ser um "acoxambro" oficial para salvar tempo. Mesmo assim, isso não causaria serrilhamento. Como o Alberto Rodrigues falou, em animação, o conveniente é usar um filtro Mitchell, que é melhor e mais suave, mas você pode tentar usar também o filtro Box default, pois ele também é suave, e demanda menos tempo. E no min e max, vc pode usar 1/4 e 16, ao invés de começar em 1, pois isso salva tempo também sem perda razoável de antialising. Além disso, pode tentar também usar o Spatial Contrast em 0,027 ou 0,024, dependendo da resolução dos frames do vídeo. Os resultados sairão satisfatórios, mas com menos tempo de render do que o manjado valor 0,02. Por último, em edição de vídeo, já tive alguns problemas de serrilhado com o canal alpha de "recorte" da imagem na edição no Premiere. abs

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Obrigado, já ajuda bastante. Marcelo, me desculpe se invadi o seu espaço, mas achei que somariamos no mesmo assunto. Recapitulando... No meu caso o melhor então teria sido não salvar o fg e ter aumentado para 16 o maximo, alem desse ajuste de centésimos no spatial...vou fazer uns testes aqui. Quanto ao Premiere, só o Claudio, que fez a edição poderá verificar, eu não domino premiere... Mas parece ser constante o serrilhado e aconteceu só com cenas renderizadas, como a que kinkei aqui... Só resta saber se o premiere teria minimizado o problema ou se agravou. Valeu pelas dicas
Eu fiz umas animações de teste, nada profissa, mas não deu flicker e rodou legal gravando o incremento do FG. Não testei nas versões mais antigas, mas no max 2009 e 2010 vai tranquilo. Renderizei mais de 400 frames salvando o incremento de 10 em 10 frames e não deu problema, mas só a câmera que movia. Se qualquer objeto ou luz se mover ou mudar algum valor tem que calcular o fg em cada frame. Quando só a câmera se move tb pode salvar só uma vez o photon map e usar na animação inteira.
desculpem a ignorancia, mas como salvar em 10 frames?
Pessoal, trabalho em emissora de TV e o lance do serrilhado pode ter relação com o tal do "Field" da imagem. Os monitores de computador não lêem o field como os monitores de TV fazem. O premiere trabalha com a opção de Field "Lower Field" e as vezes é necessário renderizar as imagem com field order em "Odd" no max. Teclando F10>Common tem um opção "Render to Fields", precisa habilitar ela. O Max tem "Odd" field (que basicamente é o Lower do premiere) e "Even" (Upper Field no premiere). Isso pode ser verificado no Customize>Preferences>rendering>Field Order. Isso aumenta um passo de render, já que o max terá que renderizar o field ímpar e par separadamente em cada quadro. O field é algo do tipo.. a tela da TV le as linhas horizontais ímpares e pares separadamente, enquanto um monitor de computador as lê juntas. Por isso que podem perceber q se estiverem editando uma matéria no Premiere com a referência de video em um monitor de Tv e você pausar o vídeo, no monitor de TV a imagem fica "flicando". Isso se deve a leitura do tal "Field". Espero ter contribuído com algo relevante ao problema que estão tendo. Mais uma coisa, ao jogar uma sequencia de tga feita no max renderizada com field, no After Effects, muitas vezes temos que habilitar na sequencia importada, o tal do field order, selecionando a animação na aba Project, clicando com o direito> interpret footage>main>fields and pulldown>separate fields>lower field first. Isso tudo tem referência ao NTSC DV, não tenho certeza se o mesmo se aplica a HDV ou HDTV. Abraço!
fiz um teste como o Alberto sugeriu, melhorou muito mas tá flicando muito, as texturas... São arch&design...qual pode ser a causa? Quanto ao field, se for salvar pra tv, mas no caso tb dá problema em pc, não deve ser só isso...vou upar e depois posto este teste aqui abs

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 503

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.