Edge Loops - Malha 'quadrada'

Por: PedrogomeS  

Em: 21/12/2009 11:20

Bom dia, galera 3D1! Estou estudando Edge loops, vários links daqui do site abertos, rs... Porém me surgiu uma dúvida: tenho que ter o cuidado de deixar a malha sempre com polys de 4 faces, e entendi a importancia disso. Mas na hora de dar o chamfer, para detalhar a malha, fazer vincos, etc, tenho que deixar esses vincos com 4 lados tb ou posso deixar com 3 ou 5? sempre vi a galera modelando primeiro a malha "quadrada" e depois adicionando os chamfers, mas não fica explicito se depois dos chamfers a malha continua com todos os polys de 4 lados ou se surgem alguns polys com 3 ou 5 faces... por exemplo, neste meu estudo todos os polys estão com 4 lados, EXCETO os que compõem os chamfers para dar o acabamento na base da parte quadrada (na junção entre a parte quadrada e a parte cilíndrica)... agradeço a ajuda, pessoal...!
MR
Eu tb estudo modelagem e o detalhamento que pega. Estudei render e não dei importancia para modelagem. uhuh Mas vi uns fazendo loop perto do canto em cima e na lateral, criando dois loops de cada lado da edge do canto pra não fazer o polígono de 3 lados na quina. Fiz um exemplo pra vc ver.
Cara o chanfer sempre vai fazer isso nos cantos....c na linha de cima da caixa for chanfrada vão ficar triagulos nas pontas dos edges. uma saida é vc unir as edges dos chanfros fazendo uma edge só contornando a caixa mas para isso vc vai ter q remover aquelas com 3 q fica bem no canto.....cara poligo de 3 e 5 mastiga a manlha. abraços
então tem q ser sempre quadrado, não importa o tamanho ou a posição, sempre quadrado? por exemplo, neste meu estudo todos as facestem 4 lados, EXCETO as que estão assinaladas... tenho q me virar prar deixá-las quadradas? rs... grato pelas respostas, vlw Rodrigo e Rother...
MR
É isso Pedro, tem que se virar pra deixar os polígonos quadrados. O jeito que eu falei é melhor para não dar polígonos de 3 lados, mas dá mais trabalho na modelagem do que usando o chanfer. Olha as imagens.
eh, vamo quebrar a cabeça aqui então, rs... desculpe se a duvida foi meio boba, maaaas... mto obrigado pela ajuda, Rodrigo e Rother...! vou me matar aqui agora, abraços!
MR
O problema é que vc usou o chamfer, vc deve conectar as edges com o connect ou, se tiver no max 2010, usa o swift loop.
Rodrigo P S Técnica muito boa. No início me enrolei, mas agora fiz usando apenas o connect. Não precisei usar o CUT. Dessa forma foi rápido e preciso.
É isso msm pedro e stenio. Clica na edge e dá ring pra selecionar todas, ai dá connect e mexe no slide para por a edge perto do canto. Desse jeito não dá polígono de 3 lados mas em objeto detalhado dá um nó na cabeça. hehe

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 553

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.