Tem como limitar o turbosmooth??

Por: tirmey  

Em: 25/01/2010 23:12

Pessoal, me aconteceu algo embaraçoso agora... Fui dar uma suavizada no modelo, pra observar se os chanfros estavam adequados... sem querer rolei o scroll do mouse, e aumentei para SETE o número de subdvs... com oo modelo tinha uns 100 polígonos, o modelo ficou com absurdos 100x 2^14 polígonos... não precisa dizer que foi travamento no ato... Queria saber se há alguma forema de limitar o número máximo de subdivisões... eu acho o cúmulo a autodesk não ter pensado nisso e não ter criado um mecanismo de alerta se o número de polígonos da cena ficar mair que algum valor "x". Não foi a primeira vez que isso me aconteceu, mas dessa vez pensei em pedir ajuda aos universitários!
Doe medula óssea! Doe vida!
Olá, tirmey. Não sei se é possível definir um número mínimo para o TurboSmooth, mas tenho uma dica que pode resolver esse problema de subdivisão. Deixa o TurboSmooth de lado e passa a usar o Smooth do próprio Editable Poly. Define uma tecla de atalho para ativar e desativar o efeito. Assim não precisará mais usar nenhum modificador para suavizar seus modelos. O efeito é o mesmo e você pode definir o valor da subdivisão assim como no TurboSmooth, mas poderá também ativar e desativar a qualquer momento. Ótimo para quando estamos modelando e precisamos de uma visão rápida para ver como vai ficar depois do Smooth. Abraço.
Opa! Valeu pela dica, Edson! Acabei me habituando a usar sempre o turbosmooth e deixei de lado esta ferramenta básica, mas muito útil... um modificador a menos... de qualquer forma, temos que tomar cuidado pra não tascar um 9 sem querer na subdivisão. rsrs obrigado mesmo!
Doe medula óssea! Doe vida!
Já aconteceu comigo também. uhauhauha Edson, obrigado pela dica.
Eu tinha visto um script do joe gunn que poe o turbo smooth só na hora de renderizar, não fica modificador no edit stack e liga tudo por atalhos de teclado. Mas procurei e não achei. Quando achar eu posto aqui.
Rodrigo, para isso não precisa de script... é só deixar o iterations em o e habilitar o render iterations... de qualquer forma, mesmo que não trave a viewport, um modelo com 7 níveis de subdivisões não vai renderizar nem a cacete numa máquina doméstica... Acho que é tão simples implementar um sistema de segurança!! Seria só ajustar o threshold do número máximo de polígonos, predefinido pelo usuário... simples assim!
Doe medula óssea! Doe vida!
Engraçado que recentemente eu fui mostrar para uns alunos que o max trava se subir muito o turbosmooth e quando coloquei um valor alto (acho que foi 9) o max deu um aviso que poderia dar problema e se era para confirmar. Então o max ja tem um sistema de segurança, provavelmente vc ficou um pouco abaixo do limite de segurança dele. :D
Era isso que eu queria, mas só que ajustável pelo usuário! Até dei uma vasculhada em preferences pra ver se achava alguma opção, mas nada... Creio que deva ser facilmente implementado por MaxScript... Algum especialista de plantão???
Doe medula óssea! Doe vida!
Vc experimentou clicar no esc quando o max parecia que tinha travado? O help diz o seguinte: [i:de7028b61b]Be cautious when increasing the number of iterations. The number of vertices and faces in an object (and thus the calculation time) can increase as much as four times for each iteration. Applying four iterations to even a moderately complex object can take a long time to calculate. You can press Esc to stop calculation; this also automatically sets Update Options to Manually. Reduce the Iterations value before setting Update Options back to Always.[/i:de7028b61b] Isso ta na parte do meshsmooth, só não sei se funciona no turbo tb. :D
Fla3D, tentei o esc mas não funcionou não... :( tive que fechar o max, pois o tempo de cálculo seria demasiado. Porém descobri que, quando a subdivisão utilizar uma porcentagem "x" da RAM instalada, o Max avisa e pergunta se queremos continuar... então realmente há de certa forma um controle. Mas se fosse mais customizável seria ideal ;) o jeito é tomar cuidado com o scroll do mouse! abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 364

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.