Dúvida sobre Gamma Correction

Por: Gabriel Ribeiro  

Em: 02/02/2010 18:35

Li esses dias uns arquivos sobre o gamma correction do 3ds max. E decidi deixar tudo como 2,2. Porém no arquivo que eu li, ele fala que isso é um problema com mapas como, por exemplo, o bump. Então ele diz que tem que usar um mapa chamado Utility Gamma & Gain. Então minha pergunta, se alguém puder ajudar é: No map bump, por exemplo, eu tenho que colocar o utlility gamma & gain e dentro desse eu coloco o mapa de bump, ajustando o gamma para 1? Porque fiz isso com um asfalto e ficou péssimo. Se alguém puder ajudar, obrigado!
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
Eu nunca usei o mapa Utility Gamma & Gain renderizo de boa minhas cenas com gamma 2,2 não sei ao certo se ha necessidade pelo menos nunca tive problema abraços
Não percebi diferença sem o Utility Gamma & Gain para falar a verdade. Mas talvez seja muito pouco a diferença ou talvez seja um mito.. haha Vou dar mais umas pesquisadas, mas por enquanto vou continuar sem o Utility Gamma & Gain. Se alguém ainda souber a necessidade desse mapa mesmo, seria muito útil. O help do max não disse muita coisa dessa vez. haha Vlw, abraço.
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
Faz um teste com displacement que percebe mais do que com bump. A curva do relevo fica diferente. Poe um gradiente no displacement que vc ve. Não precisa por o gamma gain, quando abrir a imagem marca o override e bota 1.
essa é uma boa , rodrigo. Bem mais simples... Vou adotar esta prática. Acho que o gamma gain funciona bem quando vc dá um merge em objetos ou materiais que não estão configurados de acordo com a cena. Não é isso? to falando no caso de estar tudo com gamma 2.2
Bem mais simples mesmo Rodrigo. Valew pela dica! Marco.. pode ser isso também. Acho que a utilidade dele seria bem mais aproveitada do que outra coisa, pelo menos eu acho. haha Vlw ae pessoal.
É que o bump é um efeito de shading, ele não altera a geometria, por isso a diferença de correção de gamma é muito sutil, eu também não me preocupo com o bump. Ja o displace sim vc precisa escolher gamma em 1.0 na hora de importar o bitmap ou importar como gamma 2.2 e depois dar um de-gamma no utility.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 370

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.