configuração sss fast skin

Por: rogeriodilima  

Em: 17/02/2010 22:12

olá Alguém poderia me passar a configuração do material sss fast skin pra fazer pele realista? ja vi varios tutoriais e making of de texturização de pessoas, mais cada autor configura o material de uma maneira diferente, e tbm usa varios tipos de textura nos canais do material, Eu queria fazer uma pele bem realista mesmo, pois estou utilizando modelos do Poser, e os modelos ja vem mapeados e texturizados, e as texturas são boas pra caramba.
rogeriodilima, cada autor configura diferente pq depende da iluminação da cena, com luz forte os raios atravessam mais fácil e com luz fraca é mais difícil, também depende da escala da cena pq o cálculo do SSS leva em conta a distância entre as faces. Se uma orelha tem meio centímetro de espessura o raio atravessa mais fácil, mas se está na escala errada e a orelha tem 50cm de espessura a luz nunca vai atravessar. Começa configurando o scale factor no menu advanced options, ele regula a escala do mapa do SSS. Depois pode usar os valores padrões para testar as texturas e no final vc refina estes valores. As texturas são 4, no unscattered diffuse color e no epidermal usa a textura com a cor normal da pele, no subdermal usa uma textura alaranjada, no hue do photoshop faz fácil. E no back surface usa uma textura avermelhada. Depois pode fazer texturas de especular e bump para ficar mais real.
São Paulo Futebol Clube
Alberto Rodrigues obrigado ai pelas dicas.... e como faz a textura de especular e bump?
O specular é uma imagem preto e branco para controlar o brilho, na área preta não tem brilho e na área branca tem brilho.
Como o Alberto falou, cada pessoa configura de um jeito diferente. Os shaders de SSS foram criados pelo famoso Master Zap do blog: http://mentalraytips.blogspot.com/ Inclusive o help do max sobre o SSS e sobre o Arch & Design foram escritos por ele, vale dar uma lida. Lá é comentado que o overal color deve ser praticamente branco pq ele bloqueia a entrada da luz, em geral é nesse layer que se coloca pintas, manchas e tudo o mais que bloqueia a luz. A unscattered diffuse deve ser quase branca também. O Epidermal também é uma cor clara, um pouco amarelado como mostra no help. Eu me lembro que o Zap uma vez comentou no cgtalk que essa cor apareceria se tirassemos a pele mais superficial do nosso corpo, e não a cor final da nossa pele. A proxima camada é o subderme, que seria a "carne", mais laranja indo pro vermelho e deixando o back com o mais vermelho. Esse é o método que o criador do shader considera correto. O problema disso é que é muito difícil acertar o tom, pq o resultado final é a combinação dessas camadas, por isso, como o Alberto falou, é bem comum usar a cor da pela real no unscattered diffuse e no epidermal, é mais fácil de chegar na cor que vc quer, só talvez não fique tão correto o SSS como o Zap comenta, pq as camadas de fora sendo em tons mais escuros bloqueiam mais a luz do que na vida real. Mas o importante é chegar em um bom resultado final e acima de tudo você precisa cuidar muito a escala. Ah, se quiser combinar o SSS com os reflexos do arch & design, tem esse shader muito bom no blog do Zap: http://mentalraytips.blogspot.com/2008/04/beauty-isnt-only-skin-deep-combining.html

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 414

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.